Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Aluna ganha prêmio de excelência no Canadá

Adna Melo foi considerada a participante mais dedicada do programa ELAP

Publicada em 13/01/2016 Atualizada há 1 semana

O campus de Fortaleza tem seu compromisso com a excelência educacional refletido nas conquistas dos seus alunos. Exemplo disso é a estudante do curso de Gestão de Turismo Adna Melo Barbosa, premiada como a participante mais dedicada do Niagara College, instituição em que passou um semestre estudando inglês, sob a égide do programa ELAP, sigla que, em português, significa Líderes Emergentes das Américas.

Para Adna, a experiência foi sobremaneira importante. "Realmente faltam palavras para expressar o quão gratificante foi o conhecimento adquirido, não somente em relação ao aprimoramento do idioma inglês, mas também no que tange ao crescimento pessoal, à autonomia adquirida no trato de problemas diferentes, experiências que eu não teria se não saísse do país".

O intercâmbio indiscutivelmente contribui com vários aspectos da vida dos alunos. Adna comenta que, desde o seu retorno, as oportunidades cresceram. "Empregos que só seriam possíveis com o inglês, eu pude alcançar, o que me fez ser diferente no mercado de trabalho". A premiação de

Adna no Niagara College deveu-se a sua assiduidade às aulas e à participação efetiva que teve em todas as atividades.
Sobre a experiência, Gutenberg, assessor de relações internacionais do IFCE, fala que "estudar no exterior é uma forma de alcançar a condição de cidadão cosmopolita. Nosso propósito é permitir aos alunos, a partir da experiência de viver no exterior, a apropriação de uma visão global do mundo, de modo que venham a se tornar transformadores da nossa sociedade".

O professor Gutenberg explica que o IFCE possui vários programas voltados ao intercâmbio de estudantes. Pelo IFCE Internacional, por exemplo, já foram 18 estudantes este ano. Outros 4 são enviados anualmente para o Canadá pelo ELAP, contingente que se soma a mais de uma centena de alunos já beneficiados pelo Ciências sem Fronteiras, programa de abrangência nacional.