Aluna do IFCE representará o Ceará nos EUA
Gerliane Maia foi aprovada no programa Jovens Embaixadores
Publicada em 14/01/2016 ― Atualizada há 1 semana
Facilitar a troca de saberes por meio de experiências internacionais tem sido umas das características do Instituto Federal do Ceará. Já se tornou comum a participação de estudantes em programas de intercâmbio e experiências em outros países. Dessa vez foi a estudante Gerliane da Silva Maia (foto), do curso técnico integrado ao Ensino Médio em Telecomunicações do campus de Fortaleza que foi selecionada para participar da XII edição do Programa Jovens Embaixadores e representará o Brasil e o Ceará nos EUA durante o mês de janeiro de 2014.
O programa é uma iniciativa da Embaixada dos EUA que beneficia com uma viagem de três semanas aos Estados Unidos alunos brasileiros da rede pública de ensino que apresentem bom desempenho escolar e proficiência na língua inglesa. O principal objetivo do programa é promover o fortalecimento da educação pública e tornar os seus participantes modelos para os seus colegas e para a comunidade em que vivem.
A estudante de 18 anos conta que viu pela primeira vez o programa Jovens Embaixadores antes mesmo de entrar no IFCE e que o fato da instituição ser parceira do programa a motivou a fazer o processo seletivo do Instituto. "Um dos fatores que me motivou a procurar o IFCE foi o fato dele ser parceiro desse programa e eu saber que entrando na instituição minhas chances de participar de uma oportunidade no exterior iriam aumentar bastante".
Motivada e emocionada por ter sido uma das selecionada, Gerliane Maia não esconde a expectativa de seguir viagem para os EUA nas primeiras semanas de janeiro de 2014 e faz questão de ressaltar o papel do IFCE na sua conquista. "O Instituto Federal do Ceará é uma instituição que abre portas, por isso todos que estão aqui devem valorizá-lo e ter em mente que basta querer participar que receberão todo apoio do IFCE".
Os estudantes selecionados pelo programa Jovens Embaixadores passarão três semanas nos EUA, onde visitarão a capital do país e participarão de encontros em organizações dos setores público e privado e de atividades focadas na cultura, na responsabilidade social e nas ações de empreendedorismo e liderança levadas a efeito naquele país. Como parte da programação, os estudantes brasileiros farão apresentações sobre o Brasil. O programa é lançado uma vez por ano, geralmente no mês de abril. Os interessados em participar, devem acompanhar as informações disponibilizadas no site www.jovensembaixadores.org.