Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Aberta exposição A Cara Negra e Indígena do IFCE

Nova mostra tem programação com oficinas

Publicada em 09/12/2019 Atualizada há 1 semana, 1 dia

Com abertura oficial nesta segunda-feira, 9, prossegue até 13 de dezembro a exposição A Cara Negra e Indígena do IFCE 2019. São 27 fotos de 10 fotógrafos selecionados e convidados. O evento é aberto ao púbico e apresenta imagens de negros, quilombolas e/ou povos de terreiro e indígenas autodeclarados que integram a comunidade do campus de Fortaleza.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), Anna Érika Ferreira, “buscamos traçar elos e ressonâncias entre o locus de territorialização dos protagonistas neste espaço institucional, a partir da desconstrução do pensamento colonizado e eurocentrado, que leva ao fortalecimento do racismo estrutural e institucional. Precisamos romper com olhares que invisibilizam os grupos que hoje somam mais de 50% das pessoas dessa instituição", defende ela.

A exposição de 2019 conta com a participação de dois fotógrafos indígenas (etnias Kanindé e Anacé). Como a primeira realizada em 2018, a mostra está centrada em alunos, professores, administrativos e terceirizados negros e indígenas, fortalecendo seus processos de autorreconhecimento, empoderamento e resistência.

Participam da exposição os fotógrafos Bárbara de Moira, Iago Barreto, Henry Simon, Sabrina Moura, Photh01nha, Bruno Leonardo, Nayra Maria, Rafaela Anacé e Victor Cavalcante | APOIO/CURADORIA: Iago Barreto, Carolinne Melo, Victor Cavalcante e Miguel Emanuel Furtado (Nature). A curadoria é de Anna Érika Lima, Wendel Medeiros, Cecília Calaça, Carolinne Melo e Victor Cavalcante.

 Programação:

Mesa de Abertura: “A cara negra e indígena na perspectiva da educação”
Dia 9/12, às 17h30
Mediação : Prof Cecília Calaça
Mesa : João Kennedy Tapeba; Louise Santana; Sandra Petit.

MINICURSOS E OFICINAS

Minicurso Imagens Indígenas, da Representação Colonizadora a Protagonistas: Iago Barreto  

Dia: 10 a 13 de dezembro
Local: Sala do Neabi
Horário: 10 às 12h

Oficina de Turbantes: Cida Araújo e Esther Soares

Dia: 12 de dezembro
Local: Sala do Neabi
Horário: 14 às 16h

Oficina de Tambores: Rubéns Lopes
Dia:11 de dezembro

Local: Sala do Neabi
Horário: 13 às 17h

Oficina de Abayomi: Raquel Santos  

Dia: 13 de dezembro
local: Sala do Neabi

Horário: 14 às 16 h

Márlen Danúsia - campus de Fortaleza