O campus
Com a criação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) em 29 de dezembro de 2008 (Lei nº 11892), a unidade do Cefet/CE na capital cearense se transformou em campus de Fortaleza da nova instituição.
Com sede localizada na Avenida Treze de Maio, nº 2081 - Benfica, inaugurada em 1952 ainda sob a denominação de Escola Industrial de Fortaleza, o campus atualmente possui cerca de 8.000 alunos matriculados em 16 cursos técnicos, 2 especializações técnicas, 6 superiores tecnológicos, 6 bacharelados, 4 licenciaturas, 2 especializações, 7 mestrados e 1 doutorado.
O campus de Fortaleza do IFCE situa-se no bairro do Benfica, numa área de cerca de 40000 m². Dispondo de uma estrutura moderna, o campus abriga ações de ensino, pesquisa e extensão, focadas na preparação dos alunos para o mercado de trabalho.
O campus de Fortaleza, atualmente, oferta cursos de nível técnico: Edificações, Eletrotécnica, Eventos (EAD), Guia de Turismo, Informática, Instrumento Musical, Manutenção Automotiva, Mecânica Industrial, Meio Ambiente (EAD), Química, Segurança do Trabalho, Telecomunicações; superiores tecnológicos: Estradas, Gestão Ambiental, Gestão Desportiva e de Lazer, Hotelaria, Mecatrônica Industrial, Processos Químicos, Telemática; bacharelados: Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Mecatrônica, Engenharia de Telecomunicações, Turismo; licenciaturas em: Artes Visuais, Física, Matemática, Teatro; especialização em: Ensino de Línguas Estrangeiras, Turismo Sustentável; mestrados: Artes, Ciência da Computação, Educação Profissional e Tecnológica, Engenharia de Telecomunicações, Ensino de Ciências e Matemática, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, Tecnologia e Gestão Ambiental; doutorado em Ensino.
Vem ser IFCE!
Vídeo institucional
História
Criado oficialmente no dia 29 de dezembro de 2008 pela Lei nº 11.892, sancionada pelo então presidente Luís Inácio Lula da Silva, o Instituto Federal do Ceará congrega os extintos Centros Federais de Educação Tecnológica do Ceará (Cefets/CE) e as Escolas Agrotécnicas Federais dos municípios de Crato e de Iguatu.
As raízes da instituição remontam ao começo do século XX, quando o então presidente Nilo Peçanha, pelo Decreto nº 7566, de 23 de setembro de 1909, instituiu a Escola de Aprendizes Artífices. Ao longo de mais de um século de existência, a instituição teve sua denominação alterada, primeiro para Liceu Industrial do Ceará em 1941; depois para Escola Técnica Federal do Ceará em 1968. No ano de 1998, a escola passou a chamar-se Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Ceará (Cefet/CE), ocasião em que o ensino foi estendido ao nível superior e suas ações acadêmicas foram acrescidas das atividades de pesquisa e extensão. Assim, estavam fincadas as bases necessárias à criação do Instituto Federal do Ceará. A nova instituição tem forte atuação nas áreas da pesquisa e da extensão, com foco especial nas linhas atinentes às áreas técnica e tecnológica.
- 1909
Abertura da Escola de Aprendizes e Artífices
- 1937
Liceu Industrial de Fortaleza
- 1941
Liceu Industrial do Ceará
- 1942
Escola Industrial de Fortaleza
- 1965
Escola Industrial Federal do Ceará
- 1968
Escola Técnica Federal do Ceará
- 1998
Centro Federal de Educação Tecnológica
- 2008
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
Infraestrutura
Em uma área de aproximadamente 4.000 m², o campus de Fortaleza dispõe de 88 salas de aulas convencionais, mais de 100 laboratórios nas áreas de Artes, Construção Civil, Indústria, Licenciaturas, Química, Telemática e Turismo, além de sala de videoconferência e audiovisual, unidade gráfica, biblioteca, incubadora de empresas, espaço de artes, complexo poliesportivo e 3 auditórios.
Na área do esporte, a unidade dispõe de uma moderna e aperfeiçoada estrutura de 5000m² de área construída, compreendendo duas quadras poliesportivas cobertas, piscina semiolímpica (25x15 m), piscina de hidroginástica (12x10 m), salas de musculação, de fisioterapia e de avaliação física, cinco salas de aula (duas convencionais e três para ginástica), pista de cooper (260 m), galeria de banheiros e vestiários, além de área de convivência, terraço e setor administrativo.
Publicada em 5 de Fevereiro de 2025 às 14:02 ― Atualizada em 5 de Fevereiro de 2025 às 15:16