Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Campus

Tianguá

Ensino

O Departamento de Ensino é o setor responsável por planejar, coordenar, executar, acompanhar e avaliar as políticas educacionais e diretrizes de ensino no campus.

Setores do Departamento de Ensino:

  • Coordenações de curso
    • Coordenação do Curso Técnico em Agricultura
    • Coordenação do Curso Técnico em Informática
    • Coordenação do Curso Técnico em Informática para Internet
    • Coordenação do Curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês
    • Coordenação do Curso de Licenciatura em Física
    • Coordenação do Curso de Bacharelado em Agronomia
    • Coordenação do Curso de Bacharelado em Ciências da Computação
  • Coordenadoria Técnico Pedagógica (CTP)
  • Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAE)
  • Biblioteca (BIBLIO)
  • Coordenadoria de Controle Acadêmico (CCA)

Atividades docentes (PIT/RIT)

Atividades docentes (PIT/RIT)

Biblioteca

A Biblioteca do Campus Tianguá iniciou seu funcionamento juntamente com a criação do campus em junho de 2010, ocupando uma área de 143m². Ela foi criada para promover o acesso, a disseminação e o uso da informação como apoio às atividades de ensino que se iniciavam no campus. Dividida, conta com espaço para acervo geral, 12 cabines de estudo individual, 2 salas de estudo em grupo e espaço multimídia com 5 computadores para pesquisa, possui um acervo de aproximadamente 3.030 volumes, entre livros, periódicos, dicionários e DVDs, nas áreas de Agricultura, informática e física, além de inglês e literatura.

A Biblioteca é formada por uma equipe que conta com uma bibliotecária e três auxiliares de biblioteca, revezando-se nos três turnos para atender ao público interno (alunos, servidores docentes e técnico-administrativos da Instituição), bem como o público externo (comunidade).
REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

Consulte aqui o catálogo online

Termo de doação de livros

Caso queira doar livros para a biblioteca do campus Tianguá, preencha o termo e envie para o email: biblioteca.tiangua@ifce.edu.br. 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

  • A Biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 20h45.

EQUIPE

  • Kauane Ribeiro Braga
  • Rosilane Macêdo Ferreira
  • Elda Lopes Lira - Bibliotecária documentalista - CRB3/1666

SERVIÇOS

Atendimento ao usuário: empréstimo domiciliar e especial, renovações, reservas e devoluções;
• Consulta local ao acervo;
• Emissão de "nada consta";
• Auxilio à pesquisa;
• Ficha Catalográfica;
• Acesso ao Sistema Sophia nos terminais locais e via Internet; 
• Acesso a Biblioteca Virtual Universitária;
• Acesso ao Portal de Periódicos da Capes;
• Acesso à internet;
• Orientação técnica com base nas normas da ABNT.

ORIENTAÇÕES GERAIS

  • Ao entrar na biblioteca, o usuário deverá guardar bolsas, mochilas, pastas, sacolas, alimentos, etc. no guarda volumes;
    • O guarda-volumes deve ser utilizado apenas durante a permanência na Biblioteca, não sendo permitido o uso particular dos mesmos;
    • Identificar-se sempre que solicitado;
    • Observar os prazos de devolução. A não devolução das obras no prazo determinado implica em suspensão de novos empréstimos;
    • Não colocar livros nas estantes, deixá-los sobre as mesas ou balcão;
    • Manter o silêncio e a limpeza do seu local de estudo;
    • Zelar pelos materiais bibliográficos emprestados;
    • É proibido lanchar no recinto da biblioteca;
    • Recomenda-se colocar o celular no silencioso e ao conversar, dirigir-se ao corredor externo;
    • Respeitar as normas de uso da internet;
    • Não nos responsabilizamos por objetos pessoais deixados sobre as mesas, bem como seu eventual extravio;
    • Em caso de dúvida, peça ajuda a um dos colaboradores da biblioteca;
    • Ao sair, veja se não esqueceu seus objetos no guarda-volumes;
    • A não devolução das obras impedirá que a Biblioteca forneça ao usuário inadimplente o "Nada Consta", e no caso dos discentes também será impedida a realização de matrícula.

LINKS ÚTEIS
Alguns endereços que podem ajudá-lo em suas pesquisas e trabalhos, confira:

Calendário acadêmico

Turmas e horários

ROD

Publicada em 7 de Março de 2025 às 16:04 Atualizada em 10 de Março de 2025 às 15:04