Pesquisa de professora de Tauá é publicada em livro sobre inovação educacional
Trabalho aborda o uso do formato híbrido no ensino de língua inglesa
Publicada em 27/03/2023 ― Atualizada há 1 mês, 2 semanas
Os resultados da pesquisa intitulada Elaborando um curso de formação continuada de línguas: As tecnologias digitais na extensão por uma proposta de ensino híbrido, coordenada e executada pela professora do curso de Licenciatura em Letras do IFCE de Tauá Antonia Sales, foram publicados como capítulo do livro "Cultura, direitos humanos e inovação educacional: diálogos na ação docente". A obra foi originada do II Congresso Internacional de Ensino e Formação Docente, realizado em 2022.
Segundo a professora Antonia Sales, o objetivo da pesquisa era testar um formato híbrido de oferta de curso de Língua Inglesa durante o período da pandemia de Covid-19. "Tudo teve que ser adaptado: a carga horária teve que ser reduzida e o número de alunos precisou ser minimizado", conta. Sobre os resultados, ela analisou que o formato híbrido é positivo no que diz respeito a uma menor dispersão e evasão dos estudantes, diferentemente do ensino totalmente à distância. Outra vantagem favorável à aprendizagem seria a possibilidade de uma maior interação com professor e colegas.
A pesquisa foi contemplada pelo Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/IFCE) e conduzida de 2020 a 2021. O trabalho teve a colaboração das bolsistas Dálete Vital e Larissa Ribeiro, ambas alunas do curso de Licenciatura em Letras, e de Caroline Sandanielli, estudante de Mídias Digitais pela Universidade de Campinas (Unicamp) que atuou como bolsista externa na primeira fase da pesquisa.
A bolsista Dálete Vital relatou que os estudos para a preparação das aulas contemplaram conteúdos acerca dos formatos remoto e presencial e das diferentes metodologias de ensino. "Nas aulas, a gente pôde aplicar o ensino do inglês de variadas formas. No remoto, usamos sites e plataformas onde poderíamos tornar as aulas mais interativas e, no presencial, utilizávamos músicas, conversas, dinâmicas e atividades de escrita. Foi uma experiência muito enriquecedora", descreveu a estudante.
O trabalho desenvolvido pela professora Antonia Sales e pelas bolsistas da pesquisa pode ser acessado no capítulo 26 do livro "Cultura, direitos humanos e inovação educacional: diálogos na ação docente", que está disponível gratuitamente, na íntegra, para download.
Larissa Lima - Campus Tauá