Campus de Tauá debate educação inclusiva
Objetivo é orientar atividades que atendam as necessidades dos discentes
Publicada em 07/12/2015 ― Atualizada há 1 mês, 2 semanas

O campus de Tauá do IFCE promoveu, na última quarta-feira (17), com docentes e servidores técnicos um debate sobre a educação inclusiva, tendo como facilitador, o professor do Liceu de Tauá, Paulo Robson Loiola. A discussão tem o objetivo de orientar e nortear as atividades do campus para atender aos estudantes com necessidades educacionais especiais.
O professor Paulo Robson destacou que as políticas brasileiras direcionam que os estudantes com deficiência frequentem apenas escolas especiais enquanto as instituições regulares não estiverem preparadas para atender às suas particularidades. “A experiência da última década aponta para uma inclusão que ocorre de fato quando todos frequentam as mesmas salas de aula”, ressaltou.
O professor explicou que para atender às necessidades desses alunos é preciso promover algumas adaptações no currículo escolar. “Precisa-se tornar o currículo apropriado às peculiaridades dos discentes com necessidades educacionais especiais. E essa atividade se realiza com planejamento, tanto da escola, quanto dos professores”, frisou.
O diretor-geral do campus, professor Alves Neto, lembrou que para tornar a educação inclusiva em ganhos efetivos, são necessários investimentos em infraestrutura e na contratação e formação de profissionais. “Estamos concluindo a ampliação do campus, com toda a acessibilidade necessária. Apoiamos a prática de formação dos docentes, principalmente, no que se refere ao planejamento das aulas. Esse é o início de um debate que não pode parar.”, concluiu.
Diogenilson Aquino - campus de Tauá