IFCE articula oferta de mestrado em parceria com a UFCA
Os projetos de cooperação entre instituições implementam turmas temporárias de mestrado
Publicada em 23/09/2024 ― Atualizada há 1 mês, 1 semana
O campus de Juazeiro do Instituto Federal do Ceará articula parceria com a Universidade Federal do Cariri (UFCA) com o objetivo de ofertar vagas específicas para servidores do IFCE no Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável (Proder).
O programa foi apresentado no miniauditório do IFCE e foram alinhados detalhes sobre o Projeto de Cooperação entre Instituições (PCI), que será submetido ao edital da Capes entre os dias 14 de outubro e 29 de novembro. O diretor-geral do IFCE - campus Juazeiro, professor Alex Jussileno, explica que a ideia é ofertar 10 vagas para o campus, prioritariamente para os técnicos administrativos. O recurso financeiro que possibilitará a realização do curso já foi conseguido junto à reitoria. “A reunião aconteceu no dia de aniversário do campus e pode ser vista como um grande presente. Há muitos anos o campus vem tentando conseguir um mestrado interinstitucional e agora isso está muito próximo de acontecer”, comemora.
O pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação da UFCA, Claudener Souza Teixeira, destacou a iniciativa nas redes sociais: “Toda região do Cariri ganhará com a qualificação dos servidores”. A pró-reitora de pesquisa, pós-graduação e inovação do IFCE, professora Joélia Marques, concorda. Ela explica que a qualificação de servidores impacta nas ações de ensino, pesquisa, extensão e na prestação de serviços à sociedade. “No contexto desses programas a gente sempre tem uma perspectiva de que as pesquisas e tecnologias desenvolvidas sejam revertidas em melhores projetos para o campus. Muitos mestres e doutores na região significam o maior potencial de exploração no campo da pesquisa, da inovação, da extensão e do fortalecimento do ensino”, diz.
A pedagoga Josemeire Melo concluiu o doutorado em 2018 e foi a primeira servidora técnico-administrativa do campus Juazeiro a conquistar essa qualificação. Agora ela está empenhada junto à uma comissão que busca viabilizar novas oportunidades de qualificação para os servidores da instituição. Ela explica que os cursos dessa natureza (mestrado e doutorado) proporcionam a ampliação, atualização e aprofundamento de conhecimentos, aumento da autoestima, nível de satisfação e motivação, possibilitando melhoria das relações interpessoais. “Observa-se significativa elevação da qualidade do trabalho desenvolvido na instituição e, consequentemente, para a comunidade. Além disso, permite a ampliação da pesquisa e produção acadêmica, otimizando o potencial dos servidores”, salienta.
O servidor Warner Lucas participou da reunião representando o sindicato. Ele destaca que é uma grande conquista para a categoria dos técnicos administrativos, tendo em vista a futura implementação do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC). Segundo Warner, o sindicato irá promover uma oficina de elaboração de projetos de pesquisa para os servidores interessados.
Os projetos de cooperação entre instituições (PCI) implementam turmas temporárias de mestrado (Minter) e/ou de doutorado (Dinter) podendo ser acadêmicos ou profissionais, conduzidas por uma instituição promotora com programa de pós-graduação stricto sensu (PPG) nacional, nas dependências de uma instituição receptora. As propostas de PCI devem ser submetidas à Capes para análise documental e posterior análise de mérito pela área de avaliação da qual o Programa Promotor faz parte.