Aluna de Juazeiro retorna de intercâmbio em Portugal
Instituto Politécnico articula o ensino, a investigação orientada e o desenvolvimento experimental
Publicada em 24/09/2024 ― Atualizada há 1 mês, 1 semana
A aluna do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do IFCE – campus Juazeiro do Norte, Hellen da Silva Sousa, retornou do intercâmbio em Portugal, onde cursou um semestre acadêmico no Instituto Politécnico de Bragança (IPB).
Hellen conta que para ela o intercâmbio era um sonho distante, planejado desde o ensino médio quando tentou uma seleção desse tipo e não conseguiu, na graduação conquistou a tão esperada oportunidade por meio do Programa de Bolsas IFCE Internacional. “Tive ganhos acadêmicos e pessoais. Agradeço muito ao IFCE. Me aprimorei no inglês, fiz novas disciplinas, conheci pessoas de diferentes culturas”, comemora.
Ela conta que o Instituto Politécnico de Bragança dispõe de uma infraestrutura impressionante, com muitos laboratórios, além de desenvolver diversos projetos de pesquisa e estágios de iniciação científica. Hellen cursou quatro disciplinas que considera diferenciais no seu currículo, como Sistemas de Informação Geográfica(SIG), uma disciplina bastante aprofundada sobre produção de mapas; além da cadeira de Modelação e Simulação, voltada para a modelação de dados ambientais para usar em pesquisas. “Por exemplo, eu posso criar o modelo do ciclo de vida daquela árvore e obter dados sobre o crescimento de folhas, do tronco”, explica.
Hellen destaca também a disciplina de “Ecologia e ordenamento de águas interiores” pois aqui o curso é direcionado às discussões sobre águas terrestres. “Aqui estudamos toda a parte físico-química da água, no Instituto Politécnico eles discutem mais a parte biológica, a gente estudava as espécies, por exemplo, se essa espécie é natural daqui e ela não está aqui porque não aguenta poluição quer dizer que a água está poluída, então a gente vai estudar para saber o que está poluindo”, conta.
O Programa de Bolsas IFCE Internacional visa consolidar a internacionalização do IFCE, oportunizando a participação de alunos de diferentes níveis de ensino, que selecionados por edital são enviados para cursar um semestre acadêmico em instituições estrangeiras parceiras do IFCE.