Projeto de pesquisa que analisa os impactos do Novo Ensino Médio na educação é contemplado por edital do CNPq
Publicada em 21/03/2022 ― Atualizada há 1 mês, 2 semanas
Fruto de uma parceria mobilizada pelo Grupo Gestor (UFPE), sob a coordenação da Professora Doutora Katharine Nínive, o financiamento do projeto irá abranger as universidades Federais de Pernambuco, Pará, o Instituto Federal de Pernambuco e o campus Iguatu do Instituto Federal do Ceará.
O Laboratório de Estudos, Pesquisa e Extensão no Ensino Médio, grupo de pesquisa do Instituto Federal de Educação do campus Iguatu, coordenado pelo Prof. Dr. John Mateus, também será contemplado pelo Edital Universal do CNPq (Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021) com financiamento para a pesquisa.
O projeto, previsto para ser realizado em 36 meses, possui, ao todo, uma equipe de trabalho formada por 7 pesquisadores doutores, com larga experiência na temática do projeto, além de estudantes bolsistas da Pós-Graduação e da Graduação.
Intitulado “O novo Ensino Médio na rede Federal de Educação Profissional, nas Escolas técnicas estaduais dos estados do Ceará, Pará e Pernambuco - Desafios para o trabalho Docente e para a Formação da Juventude”, o projeto de pesquisa conta também com a participação do Grupo Qualificação Profissional e Relações entre Trabalho e Educação – UFPE) coordenado pelo Prof. Dr. Ramon de Oliveira, e o GEPTE (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação da Universidade Federal do Pará) coordenado pelo professor doutor Ronaldo Araújo. Completam a equipe gestora do projeto os professores doutores Nildo Acaú (IFPE) e Doriedson Rodrigues (UFPA).
Conforme o Professor Dr. John Mateus, líder do LEPEem e professor das licenciaturas em Geografia e Química do campus Iguatu, a conquista é uma vitória no campo da pesquisa em educação, uma vez que poucos projetos da área são contemplados. "Para se ter uma ideia, nessa segunda chamada do edital foram contemplados apenas dois projetos na área de educação em todo o Brasil. Em um cenário tão cruel arrasado pela violência nacional e internacional, pelo desmonte direitos sociais, pelos cortes de investimentos na ciência e na formação científica e tecnológica, o financiamento público é condição essencial de resistência daqueles(as) que ainda acreditam na capacidade humana de superar os principais dramas sociais com o auxílio da pesquisa, além de abrir inúmeras oportunidades formativas para nossos(as) estudantes”, diz John.
Com o investimento, o grupo planeja custear passagens e diárias para que os pesquisadores possam analisar a implementação do Novo Ensino Médio nos três estados mencionados. Os recursos também servirão para financiar a produção de livros e despesas com a apresentação de trabalhos em seminários acadêmicos. A previsão para início dos trabalhos é para abril deste ano.