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Munidos de teoria do desenvolvimento cognitivo, estudantes do curso de Licenciatura em Química do campus visitam escola em aula prática

Publicada em 23/02/2017 Atualizada há 1 mês, 2 semanas

Ensinar a ensinar. Esse é o propósito e também um dos grandes desafios dos cursos de licenciatura. Dar aula não é simplesmente palestrar sobre o conteúdo dos livros, mas requer uma compreensão do processo de ensino-aprendizagem e do desenvolvimento cognitivo dos alunos. É nisso que acredita Célia Freitas, professora doutora do curso de Licenciatura em Química do campus Iguatu do IFCE.


Para fazer a conexão entre a teoria e a prática do Ensino, a professora realiza visitas a escolas com alunos do curso de Licenciatura. O objetivo é oportunizar aos estudantes da disciplina de Psicologia a observação in locus acontece do desenvolvimento da criança na primeira e na segunda infâncias. “Ao vir à creche com o olhar de professor, você observa o que não conseguia ver antes. Se nós somos os responsáveis pela formação de professores nesta região, então temos obrigação de trazer os alunos para escola. O chão da escola é o campo de trabalho do professor”, diz.

Em fevereiro, a turma de Célia realizou a visita na Escola Francisca Correia Braga Couras, do município de Iguatu. Na ocasião, os licenciandos avaliaram, em crianças de faixas etárias diferentes, o desenvolvimento para observar, na prática, os conceitos teóricos do processo de ensino-aprendizagem abordados em sala de aula.

A estudante do 1º semestre do curso de Licenciatura em Química, Alice Andrade, participou das atividades e reconhece o valor dessa atividade para sua formação como docente. “É muito importante para nossa formação de docente e como pessoa porque nos faz compreender melhor o outro, nos faz compreender que cada ser é individual. Cada um tem o seu método, sua forma de aprendizagem. E a gente como professor tem que saber lidar com todas essas individualidades”, pondera.