Caucaia promove evento de encerramento do PIBID da Química
Na ocasião, os bolsistas apresentaram os projetos desenvolvidos durante o Programa
Publicada em 09/04/2024 ― Atualizada há 1 mês, 2 semanas

O campus de Caucaia promoveu, no último dia 3 de abril, o encerramento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Licenciatura em Química do ano de 2023. O evento contou com a presença de bolsistas, coordenadores e professores supervisores do Programa.
Os bolsistas apresentaram os projetos desenvolvidos no campus de Caucaia, na Escola Estadual de Ensino Médio Branca Carneiro de Mendonça e na Escola de Ensino Médio e Tempo Integral Antônio Bezerra, os quais foram supervisionados pelos professores Francisco Wagner de Sousa, Manoel Renato Novais Monteiro e Francisco Jonas Nogueira Maia, respectivamente. Além da supervisão, os estudantes foram orientados pelo coordenador de área do campus, professor Eduardo Arruda, e pelo coordenador institucional do Programa, professor Andreyson Calixto.
Para Ketlyn Catarina Santos Rodrigues, a participação como bolsista representou um marco em sua trajetória acadêmica. “Participar do PIBID foi uma das experiências mais fantásticas da minha formação. Ter a oportunidade de conhecer a realidade de uma escola pública do município de Caucaia e desenvolver projetos visando auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de química contribuiu grandiosamente para a construção da minha identidade docente”, destaca. “Acredito que tornar o ensino de química mais dinâmico e atrativo é essencial para que não se torne uma matéria meramente conceitual. Essa é a visão que nós, futuros docentes, devemos desenvolver como facilitadores da aprendizagem e aplicar isso na Escola Branca Carneiro com os meus colegas foi extremamente divertido e exitoso. Saímos dessa experiência completamente transformados e com novos anseios sobre a educação”, diz ela que desenvolveu projeto para a produção de materiais didáticos, práticas de laboratório e metodologias ativas para o ensino de química.
O sentimento é compartilhado pela aluna Ana Beatriz de Vasconcelos Lima, que atuou no campus de Caucaia nos projetos Rapadura of Science e Chemduino. “Quando iniciei no PIBID, estava cheia de incertezas. Não tinha certeza se estava seguindo o caminho certo e nem se a docência era realmente para mim. Durante o programa, tive a oportunidade de vivenciar a docência em sala de aula, regendo diversas aulas, e essa experiência foi incrível. Além disso, pude me envolver com a pesquisa científica, que me proporcionou uma visão mais profunda do processo educacional e como as práticas pedagógicas podem ser melhoradas através da investigação científica. O PIBID se revelou um verdadeiro divisor de águas na minha formação como professora, abrindo meus olhos para novas possibilidades e confirmando minha paixão pela educação. A partir dessas experiências, percebi que a docência não apenas me interessa, mas é onde encontro realização profissional e propósito.”
Segundo o estudante Gabriel Thales, a experiência vivenciada serviu para confirmar a sua escolha pela docência. “Desenvolver projetos ao lado de professores e outros bolsistas me ajudou a aprender mais sobre os conteúdos da Química. Ver de perto o ambiente escolar me deixou mais convencido a seguir a carreira pedagógica, trabalhando com diferentes metodologias de ensino.”
O PIBID visa fomentar a iniciação à docência de estudantes das licenciaturas, a fim de consolidar a formação de docentes para atuarem na educação básica pública, sendo destinado aos alunos que estão na primeira metade do curso.