Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

NAPNEs lançam e-book sobre experiências educacionais de acessibilidade

Canindé contribuiu com um capítulo sobre o desenvolvimento do totem de acessibilidade em Libras

Publicada em 09/01/2025 Atualizada há 1 mês, 1 semana

Os Núcleos de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNEs) dos campi de Acopiara, Boa Viagem, Canindé e Ubajara lançaram, no fim de 2024, o e-book “Inclusão em Movimento: Relatos de Práticas Educacionais Transformadoras”. A obra reúne relatos sobre acessibilidade e inclusão, destacando as experiências vividas e promovidas por equipes dedicadas ao fortalecimento da educação inclusiva.

Os capítulos investigam múltiplas dimensões da inclusão educacional. A resistência e o reconhecimento aparecem como elementos centrais para compreender o poder transformador da existência e da inclusão, trazendo à tona a importância de criar espaços que acolham e respeitem as diferenças”, destaca o organizador da coletânea e coordenador do NAPNE em Boa Viagem, professor Leonardo Barros.

O campus de Canindé contribuiu com o capítulo “Tecnologia e Inclusão para Acessibilidade Comunicacional no IFCE Campus Canindé: Relatos de uma Travessia Formativa”. O texto é assinado coletivamente pelos professores Thaidys Monte e Igor Rodrigues, pela intérprete em Libras Elizangela Augusto, e pelas estudantes Mirian Freitas e Amanda Barbosa. Nele, os autores abordam o uso da tecnologia como uma estratégia relevante para ampliar a acessibilidade comunicacional em contextos educacionais, compartilhando a experiência de desenvolvimento do tótem de acessibilidade em Libras.

Clique aqui e confira o e-book na íntegra.

Andressa Souza – campus Canindé