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Aluno egresso de Física desenvolve jogo didático da área

O jogo apresenta formato RPG, pelo qual você controla um detetive que deve resolver casos criminais usando a física

Publicada em 10/04/2024 Atualizada há 1 mês, 1 semana

O aluno egresso do curso de Licenciatura em Física do campus de Acaraú do IFCE, Leonando Salvino Farias, 25 anos, no seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), desenvolveu o jogo “PhysiQuest - A lei da Força", uma ferramenta didática em formato de vídeo game para o ensino de física. O mesmo pode ser adotado como ferramenta das aulas, tanto para professores quanto para os alunos e pode ser acessado de forma gratuita pela internet no portal da New Grounds.

Conforme explica Leonando, o jogo apresenta formato RPG, pelo qual você controla um detetive que deve resolver casos criminais usando a física. "A princípio é uma ferramenta que foi criada para uso didático em sala de aula, mas os alunos podem usar durante o dia a dia para fixar os conteúdos", explicou.

Segundo professor Éric Carvalho Rocha, orientador do projeto, o jogo PhysiQuest combina elementos de investigação e aventura, propondo aos alunos "uma jornada empolgante pelo mundo da física, estimulando o desenvolvimento de habilidades como raciocínio lógico e resolução de problemas", referenciou.

Segundo Leonando, o mesmo se sentiu motivado a desenvolver tal projeto devido à sua "familiaridade com ferramentas de jogos, decidi criar meu projeto de TCC no mesmo seguimento ", disse.

Na visão de Leonando, há que se destacar a importância do jogo enquanto ferramenta pedagógica. "Jogos no geral são poderosas ferramentas didáticas, visto que o processo de globalização a acesso ao mundo virtual se faz cada vez mais presente no cotidiano dos alunos, então, torna-se imprescindível o uso de tais ferramentas no processo de ensino aprendizagem", opinou.

Essa visão é compartilhada pelo professor Éric, orientador do projeto, que pontuou que os jogos educativos, como o PhysiQuest, são ferramentas valiosas para o ensino, pois "despertam a curiosidade e o engajamento dos alunos, promovendo a aprendizagem de forma mais leve e eficaz. A recente aprovação do Marco Legal dos Games no Brasil abre portas para o crescimento desse mercado e incentiva a criação de jogos educativos inovadores", relatou.

O docente destaca seu desejo de que este trabalho possa "inspirar outros estudantes a desenvolverem seus próprios jogos, contribuindo para o florescimento da indústria de games nacional e para a construção de um futuro no qual a educação se entrelaça com a diversão de forma cada vez mais enriquecedora", disse.

Leonando rendeu alguns agradecimentos especiais após a implementação do projeto. "Sou muito grato ao meu orientador, professor Éric Carvalho Rocha, por a todo momento trazer-me o suporte necessário para a execução do projeto de forma incansável. Agradeço sinceramente ao IFCE por me proporcionar a oportunidade de compartilhar essa jornada e por destacar a relevância de uma patente de software para os alunos e para o campus. Espero que essa conquista possa inspirar outros estudantes a explorarem seus próprios potenciais criativos e a buscarem soluções inovadoras para os desafios contemporâneos que enfrentamos", referenciou.

O jogo é totalmente gratuito e pode ser acessado pelo site:
https://www.newgrounds.com/portal/view/909530

Edson Costa - Acaraú