Professora aposta em atividade lúdica para despertar alunos
A idéia é pensar sério a partir de uma brincadeira
Publicada em 03/10/2017 ― Atualizada há 2 meses, 2 semanas

A professora Karlane Holanda, responsável pela disciplina Fundamentos Sócio-filósoficos da educação, desenvolveu na sexta-feira(29/09), uma atividade lúdica com seus alunos do primeiro semestre do curso de licenciatura em química, com o objetivo de fazê-los refletirem sobre o papel da escola e do professor na sociedade atual, diante dos contextos adversos.
"Inicialmente apresentei dois vídeos, de Rubem Alves e Mário Sérgio Cortella, para introduzir o assunto. Em seguida, fizemos uma discussão sobre o papel da escola e do professor. Daí, partimos para a construção coletiva de uma espécie de colcha de retallhos", contou a professora.
Para a "brincadeira", os alunos trouxeram os materiais que iriam utilizar(coisas recicláveis, tintas, linhas, gravuras, etc.). Durante o processo, outros elementos necessários foram surgindo, como a criatividade, responsabilidade, planejamento e etc.
O resultado da atividade emocionou a professora. Os estudantes decidiram mostrar aspectos positivos do mundo, que seriam proporcionados por uma escola de valores inovadores; e do outro lado, os aspectos negativos, frutos de um ensino conservador.
"O que me emocionou foi ver que quando estamos inseridos num todo positivo, coisas boas fluem: afeto, solidariedade, criatividade. O objetivo da aula foi alcançado!", concluiu Karlane.
Lucilene Rocha(Setor de comunicação social)