Equipe de Tauá aprova projeto no Programa Mentoria Acreditar
Proposta tem o objetivo de criar podcasts para divulgar escritoras negras
Publicada em 21/09/2021 ― Atualizada há 2 meses, 3 semanas
O projeto "Literatura e Podcast: divulgando produções de escritoras negras", desenvolvido por uma equipe do campus de Tauá do IFCE, foi classificado com nota máxima para a segunda edição do Programa Mentoria Acreditar IFCE, de acordo com resultado divulgado na última sexta-feira (17). O time é composto pela professora Raimunda Costa (mentora-orientadora), pelas estudantes Dálete Vital e Radija Alencar, do curso superior de Licenciatura em Letras, e pelo aluno João Vitor Soares, do curso técnico integrado em Redes de Computadores. Os discentes participantes serão contemplados com bolsas no valor de R$ 400 mensais.
A proposta do projeto é reduzir os impactos no acesso e prática de leitura de obras literárias no período pandêmico a partir da gravação de podcasts sobre produções de escritoras negras voltados a estudantes do ensino médio integrado e do ensino superior e à comunidade externa. Serão produzidos oito podcasts, sendo quatro sobre a vida e quatro sobre uma obra das autoras escolhidas.
As atividades têm início neste mês e compreendem quatro etapas: um momento de pesquisa e estudos sobre as principais escritoras negras brasileiras, a preparação dos roteiros dos podcasts, a gravação e edição dos materiais e a divulgação dos podcasts em plataformas de áudio. Ao final do processo, a execução do projeto será apresentada à banca avaliadora do programa.
O Programa de Mentoria Acreditar IFCE é realizado pela Pró-reitoria de Extensão (PROEXT), pela Pró-reitoria de Ensino (PROEN) e pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPI). O objetivo é incentivar ações que contribuam com a diminuição de impactos negativos sociais, econômicos, de saúde e tecnológicos em diversas áreas. Na segunda edição, 15 projetos foram selecionados.
Larissa Lima – Campus Tauá