Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Sobral recebe avaliadores do Ministério da Educação

Campus será visitado entre 26 e 28 de fevereiro para processo de recredenciamento do IFCE

Publicada em 16/02/2018 Atualizada há 2 meses, 2 semanas

O processo de recredenciamento do Instituto Federal do Ceará (IFCE) perante o Ministério da Educação continua com a visita in loco da comissão de especialistas aos campus de Sobral. Os avaliadores farão levantamentos documentais, visita técnica e reuniões para o ato de recredenciamento institucional, com atividades agendadas para o período entre 26 e 28 de fevereiro.

Os campi de Fortaleza, Limoeiro do Norte e Juazeiro do Norte, além da Reitoria, foram visitados por especialistas designados pelo MEC. A avaliação final do IFCE sairá após a análise dessas cinco unidades.

Entenda o recredenciamento

O recredenciamento é um processo regulatório e avaliativo que tem por objetivo verificar se as instituições de ensino superior estão atendendo aos padrões de qualidade necessários para a continuidade da oferta dos cursos.

Gestores, docentes, técnicos administrativos, discentes, comunidade externa, ou seja, toda a comunidade acadêmica participará direta e/ou indiretamente da avaliação. “Por isso, a participação de todos é fundamental nesse processo”, destaca o diretor-geral do campus de Sobral, Eliano Pessoa.

O recredenciamento institucional tem como base cinco eixos norteadores do desempenho: Planejamento e avaliação institucional; Desenvolvimento institucional; Políticas acadêmicas; Políticas de gestão; e Infraestrutura física.

Após a avaliação, a comissão atribuirá conceito final de 1 a 5, onde a nota 3 indica conceito de qualidade “suficiente”, a nota 4 representa o conceito “muito bom” e a nota 5 conceito “excelente”.

Durante o período da visita in loco as comissões formadas por três docentes realizarão reuniões com o grupo de gestores, de docentes, de técnicos administrativos, de discentes, com a Comissão Própria de Avaliação (CPA), com os coordenadores de cursos. Também farão visita às instalações físicas dos campi e analisarão toda a documentação comprobatória das atividades desenvolvidas pela instituição.

Agenda Visita MEC

26 de fevereiro (segunda-feira)
11 horas - reunião com coordenadores de cursos e integrantes do NDE (auditório)
14 horas - reunião com técnicos administrativos (auditório)
15 horas - visita às instalações físicas do campus (salas dos docentes e dirigentes; salas de aula; sala de acesso aos sistemas de informática e de suporte administrativo; sala de serviços de apoio acadêmico; biblioteca; auditório; laboratórios; áreas de convivência, locais de alimentação e de serviços; entre outras.  Necessária a presença de funcionários dos setores)
17 horas - reunião com docentes (auditório)
18 horas - reunião com integrantes da CPA (auditório)

27 de fevereiro (terça-feira)
9 horas - reunião com alunos (auditório)