Minicurso sobre o aplicativo WhatsApp é ofertado
Curso de extensão Inclusividade 3.0, está promovendo minicurso sobre o aplicativo WhatsApp para pessoas a partir de 50 anos.
Publicada em 21/03/2023 ― Atualizada há 2 meses, 3 semanas

O curso Técnico em Informática do campus Morada Nova, por meio do projeto de extensão Inclusividade 3.0, está promovendo minicurso sobre o aplicativo WhatsApp para pessoas a partir de 50 anos. O WhatsApp tornou-se a principal ferramenta de comunicação virtual adotada no Brasil, contabilizando mais de 165 milhões de usuários no país. Seu uso, contudo, pode ser bastante desafiador para aqueles que cresceram sem vivenciar um mundo altamente conectado e com rápidas transformações tecnológicas.
O intuito do projeto é incluir digitalmente seus participantes, promovendo socialização, ampliação da comunicação e autonomia. Por meio de turmas pequenas e com alunos do curso Técnico em Informática auxiliando-os quase que individualmente, os participantes recebem a atenção necessária para conseguir realizar todas as funcionalidades importantes disponibilizadas pelo aplicativo. Além disso, são tratadas nas aulas temas como riscos no uso do WhatsApp e prevenção de golpes. O Brasil é um país com alta taxa de tentativas de golpes financeiros, chegando, no ano de 2022, a mais de mil tentativas de ataques por hora.
Ao final das aulas, é feita uma revisão individualizada das funcionalidades vistas, de modo a reforçar para cada participante o aprendizado das tarefas que teve mais dificuldade. Na ocasião, os participantes ainda podem tirar dúvidas sobre outras tecnologias disponibilizadas em seus smartphones, aprendendo a realizar outras tarefas como remover aplicativos que já não são mais úteis ou salvar fotos em outros meios de armazenamento.
Já em sua primeira aula, a equipe que executa o projeto ficou bastante feliz com a aceitação dos participantes. Foi um momento bastante animado, leve e de muita cooperação entre a equipe e os participantes. Para todos, é uma grande alegria poder contribuir para uma sociedade que permite que sua população envelheça permanecendo ativa e autônoma na era da informação.