Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

IFCE Iguatu abre vagas para Residência Pedagógica

Podem se candidatar estudantes de licenciaturas matriculados na disciplina de Estágio I ou II.

Publicada em 13/06/2018 Atualizada há 2 meses, 2 semanas

O campus Iguatu do Instituto Federal do Ceará torna público edital de seleção para Programa Institucional de Residência Pedagógica 2018. Ao todo, são ofertadas 30 vagas para estudantes de Licenciatura em Química, distribuídas entre residentes bolsistas e voluntários.

As inscrições são realizadas no Departamento de Ensino do campus Iguatu (unidade Cajazeiras) de 13 a 18 de junho, mediante entrega da documentação estipulada no item 6 do edital. O candidato selecionado na modalidade residente bolsista receberá uma bolsa mensal no valor de R$ 400 durante o período em que estiver vinculado ao Programa Residência Pedagógica (PRP).

Podem se candidatar os estudantes regularmente matriculados na Licenciatura em Química que estejam cursando as disciplinas de Estágio I ou Estágio II e tenham concluído o mínimo de 50% da carga horária (ou estejam cursando a partir do 5º período). Também são pré-requisitos obrigatórios possuir cadastro de currículo atualizado na Plataforma Freire; não ser concludente (não estar integralizando, no semestre vigente, o número de créditos necessários à conclusão do curso); declarar, mediante termo de compromisso, ter condições de dedicar, no mínimo, 440 horas para o desenvolvimento das atividades da residência pedagógica; possuir bom desempenho acadêmico; não possuir relação de trabalho com a IES participante do PRP ou com a escola onde serão desenvolvidas as atividades do subprojeto; e ter disponibilidade de sete horas semanais para se dedicar às atividades no decorrer dos 18 meses de vigência do PRP.

Leia o edital completo aqui.

[ATENÇÃO] O Cronograma do edital foi retificado: Leia mais.

SOBRE A RESIDÊNCIA

A residência pedagógica é uma atividade de formação realizada por um aluno regularmente matriculado em curso de licenciatura e desenvolvida numa escola pública de educação básica, onde será acompanhado por um professor da educação básica. O programa visa aperfeiçoar a formação dos discentes de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzam o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente.