Grupo de pesquisa sobre Ensino Médio completa 1 ano de atividades
Formado de estudantes e servidores do IFCE-campus Iguatu, o LEPEEM fomenta debates sobre educação pública.
Publicada em 20/08/2020 ― Atualizada há 2 meses, 2 semanas
Em agosto de 2019, um grupo coordenado pelos professores, John Mateus e Leandro Lima (líder e vice-líder, respectivamente) do IFCE-campus Iguatu deu início a atividades que pudessem ampliar os debates sobre o ensino médio, que historicamente apresenta lacunas e desafios estruturais para a docência e discência.
Intitulado Laboratório de Estudos, Pesquisa e Extensão no Ensino Médio (LEPEEM) o grupo vem buscado promover a implementação de políticas educacionais de nível médio sob o horizonte da educação pública, gratuita, laica, plural, popular e de qualidade social.
Além dos artigos e pesquisas que abordam o trabalho docente, processo de gestão educacional, currículo, didática, novas tecnologias e a formação da juventude no espaço escolar do ensino médio, LEPEEM realiza encontros quinzenais de estudos e ciclos de debate virtuais.
“Por meio das atividades de estudo, pesquisa e extensão o grupo têm contribuído do ponto de vista social com análises críticas acerca dos projetos de reforma para o ensino médio vigentes, como foco em seus impactos no estado do Ceará”, pontua o professor. Para celebrar o primeiro ano atividades, John conta que será organizado seminário sobre o ensino médio ainda no segundo semestre de 2020.
Contribuição discente
A estudante do curso de Licenciatura em Geografia, Maria Jackeline de Lima, acredita no poder de transformação social da universidade. “Eu considero que a universidade é importante não só na vida dos estudantes, mas na sociedade como um todo. As pesquisas são uma forma de contribuir diretamente para a sociedade.” Como exemplo, ela cita que ao realizar uma pesquisa sobre evasão escolar, as conclusões do estudo podem dar base de dados para promover uma ação direta e estratégica dentro das escolas.
O colega de mesmo curso de Jackeline, Tiago Oliveira, vê nas atividades de pesquisa uma oportunidade para o aprofundamento de sua formação acadêmica. “O grupo tem proporcionado pra nós um ganho muito grande na área científica”. A gente tem encontros cíclicos para fazer estudos e estamos desenvolvendo muitas pesquisas na área educacional”, diz.
Além dos dois licenciandos, o LEPEEM conta com a participação de outros estudantes da graduação, da pós-graduação; dois servidores técnico-administrativos do campus Iguatu; seis colaboradores externos e quatro professores da casa.
Sobre o LEPEEM
Em um ano de atuação, o Laboratório de Estudos, Pesquisa e Extensão no Ensino Médio (LEPEEM) já obteve dois artigos aprovados em revistas científicas (B1 e B2), participações em livros além da produção de vídeos sobre o assunto na plataforma YouTube.
Para mais informações, acesse o site: https://sites.google.com/view/lepexem/p%C3%A1gina-inicial?authuser=0