Estudantes do campus Iguatu se classificam para fase presencial da OBAP
A segunda etapa acontecerá entre os dias 14 e 16 de setembro, na cidade de Bambuí, Minas Gerais.
Publicada em 11/09/2018 ― Atualizada há 2 meses, 2 semanas
Duas equipes (Agropositivo e Agrocearense) formadas por seis estudantes do campus Iguatu do Instituto Federal do Ceará foram selecionadas para a segunda fase (presencial) da VIII Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP 2018), promovida pelo IF SUL DE MINAS. A próxima etapa acontecerá entre os dias 14 e 16 de setembro, na cidade de Bambuí, Minas Gerais.
O time Agropositivo é formado por Antônio Lairton Gomes Altino, Elcias de Oliveira Lima e Mateus Chagas de Lima, alunos do curso Técnico em Agropecuária, na modalidade ensino médio/técnico integrado. Eles foram orientados pela professora Antônia Barbosa de Lima. Já a equipe Agrocearense é composta pelos estudantes: Bruno Vieira da Silva, Érica Araújo Lopes e Luiz Nunes Diniz Neto, sob orientação do professor Alexandre Reuber Almeida da Silva na modalidade subsequente.
O que é a OBAP?
A OBAP é uma competição científica nacional destinada aos alunos do curso Técnico em Agropecuária e demais cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais. O objetivo do torneio é estimular o ingresso de jovens do ensino médio/técnico integrado, concomitante e técnico subsequente em carreiras técnico-científicas e docente, incentivando a participação em atividades de iniciação científica e a produção de tecnologia, colocando-os em situações desafiadoras, estimulando a cooperação e a integração entre eles, retornando assim, para a sociedade brasileira, benefícios originados da melhoria no ensino público de nível médio e técnico ligados à agropecuária.
Quais são as fases e as provas?
1ª fase (escolar): As equipes responderam uma prova, com 40 (quarenta) questões de múltipla escolha;
2ª fase (presencial): Esta fase será composta de duas etapas:
Primeira etapa (classificatória): as equipes classificadas deverão realizar prova(s) prática(s) proposta(s) pela organização;
Segunda etapa (classificatória): Cada estudante responderá individualmente uma prova teórica contendo vinte questões objetivas e duas questões discursivas.
Por: Jakeline Leal - Relações Públicas do IFCE - campus Iguatu