Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Cursos de Iguatu são bem avaliados pelo MEC e Guia do Estudante

As condecorações recebidas pelo campus reforçam o compromisso da instituição com a sociedade.

Publicada em 06/10/2017 Atualizada há 2 meses, 2 semanas

Dois cursos superiores do campus Iguatu do Instituto Federal do Ceará (IFCE) receberam, este ano, importantes reconhecimentos na área de ensino. O Bacharelado em Serviço Social recebeu nota máxima (5) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e foi estrelado na publicação nacional Guia do Estudante. Já o curso de Tecnologia em Irrigação e Drenagem (TID) manteve o conceito 4, recebido em avaliações anteriores, pelo Ministério da Educação (MEC).

 Para o coordenador do TID, Gilcimar Alves, o reconhecimento do MEC demonstra a seriedade e o compromisso do IFCE para com os profissionais de gestão de recursos hídricos, área especialmente necessária na região Centro-sul do Ceará. “Ressaltamos também a importância dos professores do curso que são a mola-mestre na formação dos tecnólogos em Irrigação e Drenagem e que estão diretamente empenhados em manter a excelência do curso”, destaca.

Em sua primeira participação no Enade, o curso de Bacharelado em Serviço Social do campus Iguatu  foi o único do Ceará a obter a nota máxima de desempenho no exame, com apenas sete anos desde a sua criação. Também foi a primeira vez que o curso foi submetido ao selo do Guia do Estudante, periódico de abrangência nacional que mostra informações sobre profissões, mercado de trabalho, as áreas de atuação, dicas para vestibular dentre outros.

 A coordenadora do curso de Serviço Social, Moíza Siberia, considera que é preciso celebrar boas as avaliações sem deixar de ponderar os contextos e as suas respectivas contradições. “Temos o que comemorar? Sim, temos: para nós, corpo docente e discente, em partes essas notas representam o empenho e esforço em construir uma formação profissional de qualidade. Porém, consideramos que teríamos muito mais a comemorar se o modelo vigente de avaliação da educação superior não estivesse muito aquém do que se almeja enquanto proposta democrática, participativa e com foco no processo de formação e não apenas nos resultados”, pontua.

 A professora diz ainda que o curso mostra sua qualidade por meio do reconhecimento público cotidiano, com atividades de formação continuada, através de suas atividades de extensão, das parcerias firmadas com os movimentos sociais.

 Os cursos superiores do Instituto federal do Ceará, assim como outras instituições de ensino, passam periodicamente por avaliações de entidades examinadoras que verificam a infraestrutura, matriz pedagógica e rendimento estudantil para que sejam asseguradas à sociedade a qualidade de formação dos futuros profissionais.