Serviço Social obtém nota máxima pela segunda vez
Dos 330 cursos de Serviço Social avaliados em todo o Brasil, apenas 22 obtiveram conceito máximo 5
Publicada em 09/10/2019 ― Atualizada há 2 meses, 2 semanas
Pela segunda avaliação consecutiva, o curso de Bacharelado em Serviço Social do campus Iguatu do Instituto Federal de Educação do Ceará conquistou a nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O teste tem como objetivo avaliar, em uma escala de 1 a 5, a qualidade dos cursos superiores por meio dos estudantes que estão no último ano das suas respectivas graduações.
De acordo com relatório de 2018, disponibilizado no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vinculado ao Ministério da Educação, dos 330 cursos de Serviço Social participantes do Enade, apenas 22 (6,7%) receberam nota 5. O reconhecimento de um curso superior com este conceito significa que a instituição, por meio do rendimento dos estudantes nessa prova, alcançou um patamar de excelência em relação aos conteúdos programáticos ministrados.
Segundo a coordenadora do curso de Bacharelado em Serviço social do IFCE – campus Iguatu, Moíza Medeiros, apesar de fazer críticas à lógica de ranqueamento do Enade e ao modelo de avaliação ao qual o MEC submete os cursos superiores, entende que a obtenção dessa nota mostra o esforço coletivo de docentes, discentes e técnicos-administrativos em construir um curso com qualidade e compromisso, subsidiado pelos princípios éticos-políticos da profissão e com o compromisso da defesa dos direitos da classe trabalhadora.
Em 2016 o curso de Bacharelado em Serviço Social também foi avaliado com a nota 5 no exame, sendo o único curso de Serviço Social a obter o conceito 5 no Ceará. No resultado de 2018, o curso está entre as nove instituições de Ensino Superior do Nordeste a alcançar a nota máxima no exame. Ao todo, 72 estudantes de Serviço Social do campus Iguatu participaram da última edição do Enade.
Sobre o Enade
Os cursos superiores do Instituto federal do Ceará, assim como outras instituições de ensino, passam periodicamente por avaliações de entidades examinadoras que verificam a infraestrutura, matriz pedagógica e rendimento estudantil para que seja assegurada à sociedade a qualidade de formação dos futuros profissionais.