Equipe conquista terceiro lugar na final global da Huawei
Competição foi realizada na cidade de Shenzhen, na China
Publicada em 30/05/2023 ― Atualizada há 6 dias, 23 horas
A equipe do campus de Fortaleza do IFCE acaba de conquistar o terceiro lugar da categoria Network na final global da Huawei ICT Competition 2022-2023. A equipe formada pelos estudantes Marciel Henrique Santiago da Silva e Lailton Bezerra de Abreu e pelo docente Moacyr Regys conquistou o feito na cidade de Shenzhen, na China.
Bastante feliz com o resultado, o estudante Lailton Abreu fala do seu sentimento com a importante conquista. “Essa foi a experiência mais importante da minha vida, até então. Nesses dias nós tivemos a oportunidade de disputar com pessoas que estão no berço da tecnologia e conquistamos um resultando bastante relevante. Além disso, mesmo que em pouco tempo, tivemos a possibilidade de aprender uma nova cultura, o que é muito bom. Estamos muito felizes com tudo isso”.
A conquista é resultado do trabalho realizado pelo programa Academia Huawei no IFCE, sob a coordenação do professor Moacyr Regys. Muito contente, ele ressaltou o esforço da equipe. “Essa conquista é de suma relevância para o IFCE. Essa é a terceira vez que disputamos a etapa global, e esse resultado coloca a nossa instituição no topo entre as melhores do mundo. Foi uma experiência tecnológica e cultural que fica marcada pra vida”.
A competição reuniu mais de 400 concorrentes na reta final. No total, mais de 120 mil alunos, mais de 2 mil faculdades e universidades em 74 países e regiões de todo o mundo participaram da competição.
No IFCE a academia Huawei é um projeto de extensão desenvolvido também no campus de Fortaleza do IFCE e conta com o apoio da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPI). O objetivo é preparar estudantes para a competição da gigante das telecomunicações.
O propósito da competição da Huawei é promover o desenvolvimento do setor TIC (Tecnologias da Informação e Comunicações) por meio não só de novas soluções como também do investimento no capital humano.