Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Campus será sede da etapa estadual da OBR no dia 31 de agosto

Certame será classificatório para a etapa nacional

Publicada em 26/08/2024 Atualizada há 2 meses, 3 semanas

O campus de Fortaleza do IFCE sediará, no próximo dia 31 de agosto (sábado), a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica. A competição contará com 123 equipes inscritas formadas por estudantes dos ensinos fundamental e médio.

De acordo com a coordenadora de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFCE, Rejane Sá, os estudantes enfrentarão desafios específicos em duas categorias principais: resgate e robótica artística.

Na categoria resgate, os participantes precisam desenvolver e programar robôs autônomos capazes de realizar o resgate de vítimas em um ambiente simulado e hostil. O robô deve navegar por um terreno desafiador, superar obstáculos e encontrar "vítimas", demonstrando habilidades com sensores para tomada de decisão e locomoção.

Já na robótica artística (também conhecida como OnStage), novidade da OBR 2024, os estudantes são desafiados a criarem robôs que participem de uma apresentação artística. Os protótipos podem realizar uma dança, contar uma história ou executar qualquer outra forma de apresentação criativa no palco.

O evento é gratuito e aberto ao público. A organização dessa etapa estadual é conduzida por professores do Instituto Federal do Ceará. Para mais informações, acesse o siteda OBR.

Sobre a Olimpíada Brasileira de Robótica

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma olimpíada científica destinada a estudantes dos ensinos fundamental e médio. É uma iniciativa pública e gratuita, sem fins lucrativos, que tem como objetivo estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas. Todo o evento é desenvolvido por professores voluntários das principais universidades de todo o País.

A olimpíada possui duas modalidades: prática e teórica. As atividades acontecem através de competições práticas (com robôs). As provas teóricas são aplicadas presencialmente nas escolas dos alunos participantes em todo o Brasil.