Turma do mestrado em Educação Agrícola participa de aula de campo
Turma visitou Pernambuco e Bahia
Publicada em 06/10/2017 ― Atualizada há 2 meses, 2 semanas

Convivência com o semiárido e educação contextualizada: nada melhor do que uma aula de campo para ver de perto experiências de sucesso nessas áreas. Durante esta semana, a turma do mestrado em Educação Agrícola, oferecido em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, participou de uma atividade de campo sobre educação, sustentabilidade e o ambiente rural, na Bahia e em Pernambuco.
No estado vizinho, as visitas foram à Associação de Trabalhadores Rurais da Agrovila Nova Esperança, em Ouricuri, à Escola de Vinho do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, em Petrolina, e à vitivinícola Rio Sol, em Lagoa Grande. Já na Bahia, eles passaram pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada, em Juazeiro, e pela Escola Família Agrícola, em Sobradinho. A turma visitou ainda o Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos, da Universidade do Estado da Bahia.
Para a servidora Amanda Tavares, a semana foi cansativa, mas o aprendizado valeu a pena: "A experiência foi muito rica e aproximou nossas projetos de pesquisa à realidade prática. A aula contextualizou alguns temas e nos deu subsídios para os estágios que vamos fazer".
As atividades fazem parte do segundo módulo do mestrado, que segue até segunda-feira, dia 9, com aulas no campus de Crato do IFCE e uma atividade de campo na Chapada do Araripe. Nesse módulo, a formação trata de educação ambiental no contexto semiárido, entre outras temáticas.