Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Trilha interativa marca lançamento do Ecomapss

Aplicativo deve beneficiar outras unidades de conservação no Ceará

Publicada em 15/01/2018 Atualizada há 2 meses, 2 semanas

O tempo nublado colaborou com os visitantes que compareceram ao lançamento do Ecomapss no Parque Estadual Sítio Fundão, na manhã da última sexta-feira: a trégua dada pelo sol forte deixou a trilha interativa pelo parque mais tranquila. Ao longo do percurso, os aventureiros, guiados por professores do campus e servidores do parque, utilizavam o aplicativo e ouviam explicações sobre o lugar.

Ferramenta pensada para estimular a educação ambiental e facilitar atividades na área, o Ecomapss transforma positivamente a experiência dos visitantes. Na palma da mão, eles agora têm fácil acesso a informações sobre flora, fósseis, insetos e pontos históricos do Sítio Fundão, uma área de conservação no município do Crato. São mais de 70 pontos mapeados e identificados com placas. Para saber mais sobre eles, basta baixar o aplicativo – que, depois do download na Play Store, funciona offline – e apontar o celular para o código QR impresso em cada uma das placas de identificação.

Para Rose Pereira, que levou a família para visitar pela primeira vez o parque e participar do momento, a manhã foi valiosa e cheia de conhecimento: "A gente percebe que é uma trilha para todas as idades. O conhecimento que foi passado é bastante claro, e o aplicativo vai facilitar bastante as pesquisas da área. Também motiva as pessoas a virem conhecer o Parque".

Expansão
Um dos coordenadores do projeto, professor Gauberto Barros, avaliou positivamente o lançamento: "O momento atingiu as nossas expectativas. O público presente, de autoridades, estudantes, ambientalistas, era diretamente envolvido com o tema". Já o professor João Alberto Abreu, também responsável pelo app, destacou as parcerias formadas na ocasião: "Conseguimos alcançar os objetivos propostos, que eram envolver o maior número de instituições possíveis e alcançarmos outras unidades de conservação", conta ele.

Atualmente, a equipe do Ecomapss realiza o levantamento florístico em um parque privado no município de Caririaçu, a cerca de 40 quilômetros do Crato, e já recebeu outros três contatos para expandir o trabalho. A fase agora é de traçar o planejamento das ações em uma área de conservação administrada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente no sertão dos Inhamuns (em parceria com o IFCE Tauá), no Georpark Araripe e na própria Chapada do Araripe, em uma parceria com a Embrapa Agroindústria Tropical para mapear as espécies estratégicas para a região. O aplicativo, que nasceu para mapear a flora do próprio campus do IFCE, cresceu e agora ganha o mundo.

Parque Sítio Fundão
O Parque Estadual Sítio Fundão, que comemora dez anos de criação em 2018, fica a apenas três quilômetros do centro do Crato. Antigamente uma propriedade privada, o lugar é administrado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Aberto de domingo a domingo, o Sítio Fundão oferece visitas guiadas. Segundo Rose Feitosa, da SEMA, o Ecomapss trará benefícios aos visitantes por ser capaz de promover a inclusão social de pessoas com mobilidade reduzida: "Os QR codes serão disponibilizados no centro de visitantes da unidade. A pessoa tem acesso às mesmas informações que teria se fizesse a trilha. Vai trabalhar Educação Ambiental da mesma maneira e permitir a inclusão de todos os visitantes do parque".