Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Terceira edição consolida Feira de Peixes no calendário do município

Evento reúne interessados e é sucesso de vendas para produtores

Publicada em 15/04/2019 Atualizada há 2 meses, 2 semanas

Realizada no último domingo, 14, a terceira edição da Feira de Peixes Ornamentais consolidou o evento no calendário de atividades do município. Organizada pelo campus de Crato do Instituto Federal do Ceará e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, a feira reúne produtores de toda a região do Cariri e atrai a atenção de quem passa pela Praça da Sé, no centro do Crato.

A feira tem como objetivo estimular a comercialização e a associação dos produtores para incentivar a atividade, que é capaz de gerar emprego e renda. Os produtores comercializam diferentes espécies de peixes ornamentais, além dos insumos necessários para a criação dos animais, como aquários e rações.

Produtor de peixes há quinze anos, Genivan Brasil faz um balanço positivo da ação: "Quem tem produção não precisa mais ficar vendendo para atravessadores ou outras lojas. A feira deu visibilidade aos criadores e permitiu que a gente vendesse outros produtos além dos peixes e isso está sendo muito bom. Há uma união do pessoal para que a coisa cresça, os produtores, os gestores do município, os professores e estudantes do IFCE, então há todo uma cadeia produtiva de peixe ornamental crescendo e sendo fortalecida através dessa feira". 

O mercado de peixes ornamentais está em expansão no estado, e o Cariri é considerado uma região de grande potencial para a atividade econômica. Coordenador do projeto de extensão do campus, o professor Messias Alves explica que a abundância de água de qualidade, o clima favorável, a facilidade de acesso e a própria mão-de-obra qualificada formada pelo IFCE são fatores favoráveis ao desenvolvimento da produção. "A cada edição, percebemos o crescimento do evento, e isso só representa o reconhecimento e o empenho de todos na realização", afirma o professor.

O prefeito José Ailton Brasil esteve presente para conferir a feira e as outras atrações do evento: “A feira tem o propósito de reunir as famílias e fortalecer esses produtores, pois esse é um mercado em grande crescimento, e nós acreditamos no sucesso desse projeto”, conta ele. 

IFCE na praça

Além da comercialização de peixes, o evento conta com outras atrações. Na terceira edição, o IFCE levou à praça dois aplicativos: a AlluGo!, startup criada por estudantes que conecta leitores para permitir o aluguel de livros, e o Sismant, sistema desenvolvido por professores e estudantes para o manejo de tilápias. O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) também esteve presente no evento, com oficinas de jogos africanos que atraíram a criançada.

Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos

Confira no facebook mais fotos da III Feira de Peixes Ornamentais