Solenidade marca abertura oficial do Agri & Pec
Primeiro dia de evento recebeu mais de 500 participantes
Publicada em 25/10/2019 ― Atualizada há 2 meses, 3 semanas

Uma solenidade com a presença de autoridades da região do Cariri, sindicatos rurais, produtores e os patrocinadores do evento marcou a abertura oficial da primeira edição do Agri & Pec Cariri, na noite desta quinta-feira. O momento contou ainda com palestras sobre as ações do Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, e do programa AgroNordeste, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para alavancar a agropecuária na região. O evento foi declarado oficialmente aberto pelo diretor-geral do campus de Crato do IFCE, Joaquim Rufino Neto.
Representando o reitor do IFCE, Virgílio Araripe, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da instituição, Wally Mendonça, destacou a parceria e o esforço conjunto para construir o evento, que é uma oportunidade para desenvolver e transformar a região: "Essa é uma maneira de tentar encontrar soluções para os desafios que o país tem, reunindo produtores, estudantes e pesquisadores. Não há necessidade de sair do país para isso: nós temos aqui os talentos".
Presidente do Sistema Faec/Senar/Sindicato Rural, um dos realizadores do evento, Flávio Saboya mostrou entusiasmo com a parceria entre as instituições e o primeiro dia de evento: "A realização do primeiro Agri & Pec Cariri é um sonho acalentado por todos nós. O sucesso do Pec Nordeste sempre nos deixou inquietos para levar o mesmo modelo de evento para as vice-presidências regionais da federação. Foi a presença de uma comitiva do IFCE no Pec Nordeste de 2019 que inspirou e apressou a decisão de criar os eventos regionais. Estamos entusiasmados com os resultados e a casa cheia por mais de 500 produtores e estudantes neste primeiro dia".
Palestras
O titular da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário, Francisco de Assis Diniz, destacou os projetos do Governo do Estado para os produtores rurais de diferentes cadeias produtivas cearenses, além de destacar as perspectivas e desafios da agricultura e da pecuária na região do Cariri.
Para ele, o Agri & Pec gera uma sinergia entre atores de diferentes áreas, que se organizam para olhar o próprio território e também o território global: "Na Secretaria, a nossa contribuição é ouvir e perceber a necessidade de adequação de nossas políticas e projetos. Quando pensamos em ação estratégica, não podemos deixar secundarizada uma região tão importante que tem vocações, estruturas e principalmente capacidade e capilaridade para ampliar seu raio de ação. Esse evento tem tudo a ver com a vida daqueles que trabalham a agricultura e a pecuária no estado do Ceará", afirmou.
Já o assessor especial do Mapa e diretor-geral do programa AgroNordeste, Danilo Forte, abordou o plano de ação do ministério para a região Nordeste. Segundo ele, o programa tem como objetivo alavancar e dar sustentabilidade ao processo produtivo na região, entendendo as demandas e buscando soluções. Danilo Forte destacou a importância das universidades e dos institutos federais para essa ação: "[Essas instituições] Participam do processo pelo acúmulo de experiência vivida, as pesquisas desenvolvidas, o espaço que se abre para bolsas na área, dando oportunidade para o jovem se aproximar ainda mais da produção e do campo. O IFCE do Crato, desde o tempo do Colégio Agrícola, é uma referência para todos nós, numa das regiões mais produtivas do Nordeste".