Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Semana de Iniciação Científica reúne pesquisas de estudantes

Mais de 60 trabalhos foram apresentados

Publicada em 20/11/2017 Atualizada há 2 meses, 2 semanas

Com os objetivos de estimular os estudantes a mergulharem no mundo da pesquisa científica e de divulgar os resultados obtidos por aqueles que já participam de projetos com professores orientadores, o campus de Crato do IFCE realizou, de 20 a 22 de novembro, a sexta edição da Semana de Iniciação Científica. Mais de 60 trabalhos foram apresentados.

Além das apresentações das pesquisas realizadas pelos estudantes, a programação da SEMIC contou com palestras, apresentação de grupos de pesquisa e lançamento e divulgação de livros. As sessões técnicas contemplaram temas relacionados aos cursos oferecidos pelo campus: informática em educação, algoritmos e inteligência artificial, matemática e estatística computacional, forragicultura e pastagens, irrigação e drenagem, nutrição e produção de não ruminantes, nutrição e produção de ruminantes, produção vegetal, apicultura, meliponicultura, minhocultura e animais silvestres, além de uma sessão com trabalhos de temática geral.

Coordenador de Pesquisa do campus e um dos responsáveis pela organização do evento, o professor Erllens Eder Silva acredita que é importante incentivar a participação tanto de professores quanto de estudantes, para que a instituição cresça e amplie sua atuação na área. "A gente tem uma amplitude de ensino. Hoje, o campus tem, por exemplo, três pós-graduações e duas graduações, então fica evidente a necessidade de nos dedicarmos mais à pesquisa científica, que traz link direto com extensão rural, tecnologia e inovação".

Aluno do bacharelado em Zootecnia, Emanuell Medeiros já é veterano em eventos do tipo. Ele apresentou uma pesquisa sobre silagem, um dos procedimentos utilizados para armazenar forragem, a alimentação dada aos rebanhos, em época de seca. "Eu já participei de vários eventos na área de produção científica, porque eu gosto muito dessa área, também para investir em uma pós-graduação depois".

Os trabalhos foram avaliados de acordo com critérios como apresentação pessoal, organização e planejamento, estrutura e conteúdo. Os melhores serão convidados para publicação na revista Acta Kariri, periódico científico do campus.