Semana da Zootecnia debate direitos trabalhistas na agricultura
Evento tem como tema a promoção da ciência na área
Publicada em 06/06/2017 ― Atualizada há 2 meses, 2 semanas

Informar os profissionais da área rural sobre seus direitos trabalhistas é o foco de um dos minicursos oferecidos pela sexta edição da Semana da Zootecnia do campus de Crato do IFCE. As alterações na legislação trabalhista vêm deixando o assunto em evidência. De terça a sexta-feira (9), os inscritos nessa capacitação vão debater as questões práticas da relação trabalhista voltada para a atividade rural, as semelhanças e diferenças entre o trabalhador urbano e o trabalhador rural, os contratos de trabalho, a aposentadoria e a contribuição previdenciária, entre outros temas.
O responsável por ministrar o minicurso é o advogado Petrucio Monteiro, que trabalha na área. Segundo ele, os direitos de quem exerce uma profissão no meio rural muitas vezes são deixados de lado, tanto por empregado quanto por empregador: "A informalidade na relação trabalhista rural ainda é o maior problema. A sonegação dos direitos trabalhistas vem em consequência disso",
Para Monteiro, a iniciativa do minicurso é importante para capacitar os futuros profissionais para lidar com a temática: "A gente trazendo para os estudantes, que daqui a pouco serão profissionais, essas informações, fica mais fácil para eles tratarem dessa questão burocrática e firmarem contratos de trabalho de maneira mais segura, para eles e para as fazendas que eles venham a administrar. O contrato malfeito pode trazer prejuízos para a empresa e para os trabalhadores".
Abertura
Uma sessão solene e duas palestras deram início à sexta edição da Semana da Zootecnia, na segunda-feira (5). Na ocasião, o diretor-geral do campus, professor Joaquim Rufino Neto, aproveitou para destacar a importância que a zootecnia tem para o Cariri, uma região que tem boa parte de sua economia baseada na produção rural.
Coordenador do curso de Zootecnia oferecido pelo campus, o professor Messias Alves parabenizou os estudantes, responsáveis pela organização da Semana, e lembrou do amplo alcance que o evento conseguiu em 2017, com inscrições de vários estados do Nordeste e a presença de participantes de outras instituições de ensino.
Programação
Até sexta-feira (9), a Semana da Zootecnia traz palestras, minicursos e apresentações culturais. Durante a manhã, o auditório recebe palestras sobre: ética na pesquisa científica, aspectos ecológicos do camarão, alimentos alternativos para aves, desafios e perspectivas da apicultura no Cariri e nutrição de ruminantes.
Já no período da tarde, são doze minicursos: formulação de ração para não ruminantes, formulação de ração para ruminantes, reprodução de equinos, inseminação artificial de bovinos, inseminação artificial de caprinos, direitos trabalhistas do agricultor, inseminação artificial de suínos, produção de palma forrageira, sistema produtivo de bovinos a pasto, produção de queijo de cabra, primeiros socorros para equinos e produção de ovinos.