Professor Gauberto Barros toma posse no Instituto Cultural do Cariri
Ele ocupa agora a cadeira de número 29 da seção de Artes & Ofícios
Publicada em 16/06/2023 ― Atualizada há 2 meses, 2 semanas

Eleito em 2021 para fazer parte do Instituto Cultural do Cariri (ICC), o professor Gauberto Barros tomou posse, na última sexta-feira (9), na cadeira de número 29 da seção de Artes e Ofícios.
Barros foi indicado por Diana Feitosa - que ocupa a cadeira do pai, José do Vale Arraes Feitosa, antigo docente do Colégio Agrícola do Crato. Ela explica que a ideia da indicação surgiu graças à trajetória inspiradora do professor: "A história do professor Gauberto é inspiradora para quem está na educação e na cultura. Ele sempre foi um grande incentivador para pessoas que querem se dedicar a várias áreas, não apenas da agricultura, mas em todas as áreas da educação e como incentivador da pesquisa e da extensão".
A cerimônia contou com a presença de familiares, amigos e colegas de trabalho, que ouviram e fizeram discursos emocionantes sobre o homenageado. "Confesso que foi uma surpresa muito grande ter sido convidado para ocupar uma cadeira no Instituto. Fica um sentimento de gratidão e também de responsabilidade", conta Gauberto.
Para o professor João Alberto Abreu, um dos parceiros de Gauberto no projeto de georreferenciamento ambiental Ecomapss, muitas qualidades fazem com que a parceria entre eles possa gerar excelentes frutos: "Trabalhar com Gauberto é trabalhar com competência, dedicação, simplicidade, humildade e, acima de tudo, muita responsabilidade. Durante esse período que temos trabalhado junto ao Ecomapss, sempre foi muito fácil a questão da interação e das soluções, porque tê-lo dentro do projeto é ter solução para tudo. O Ecomapss só tem o êxito que tem graças a presença dele".
O professor Gauberto Barros ocupa agora a cadeira cujo patrono é o juiz Francisco de Assis Leite. O ocupante anterior, Francisco Jackson Nuvem de Alencar, também foi ex-aluno do Colégio Agrícola, assim como Gauberto. Ele conta que agora tem um trabalho importante pela frente, inclusive ligado ao IFCE: "Penso em dar minha contribuição ajudando a resgatar a história de fatos históricos da região e de pessoas que precisam ser lembradas. Pretendo inclusive resgatar e registrar a história do campus de Crato do Instituto Federal do Ceará, que tem uma história maravilhosa na nossa região. Muitos filhos caririenses importantes passaram por aqui".
Currículo
Gauberto Barros é técnico em Agropecuária, tecnólogo em Recursos Hídricos, mestre em Ciência do Solo e doutor em Fitotecnia. No campus de Crato do IFCE, já ocupou o cargo de técnico em Agropecuária e é docente desde 2010. Ele ministra doze disciplinas nos cursos técnicos em Agropecuária (modalidades subsequente e integrado ao ensino médio), é membro do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi), do Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) e da comissão de heteroidentificação do campus.
Gauberto representa o IFCE na Comissão de Produção Orgânica do Ceará (CPorg), no Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente do Crato (COMDEMA) e no Conselho Consultivo da Floresta Nacional do Araripe/Apodi, além de orientar trabalhos de pesquisa e de extensão. Ele também faz parte do Grupo de Valorização Negra do Cariri, o Grunec, e da Rede de Intercâmbio de 'Sementes da Vida' do Cariri.
Instituto Cultural do Cariri
O ICC é uma entidade fundada em 1953 na cidade do Crato, ligada à memória, cultura e história do Cariri cearense, possuindo as seções de Ciências, Letras, Folclores, Artes & Ofícios. O instituto abriga um vasto acervo de documentos e registros históricos e publica uma revista periódica desde o ano de 1953, a Revista Itaytera.