Professor arrecada recursos para confecção de máscaras
Produção será doada para pessoas em situação de vulnerabilidade
Publicada em 07/05/2020 ― Atualizada há 2 meses, 2 semanas

Professor do campus de Crato do Instituto Federal do Ceará, Luis Clodoaldo Lopes arrecada recursos para a confecção de máscaras reutilizáveis, em projeto desenvolvido em parceria com a esposa, Mirla Souza. O objetivo é que as máscaras sejam doadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social na região do Cariri. Você pode contribuir para a campanha clicando neste link.
Ele conta que a ideia surgiu quando presenciou aglomerações no centro do Crato, depois de ter estudado sobre a proteção oferecida pelas máscaras caseiras: "Diante daquilo, eu vi o perigo que estava nas aglomerações e o que a máscara poderia fazer. Se a pessoa precisa sair, que pelo menos saia de máscara", conta ele.
Primeiro, Clodoaldo fez por conta própria uma remessa de 200 máscaras reutilizáveis, distribuídas pelo professor entre parentes, amigos, funcionários terceirizados do campus e pessoas que ele encontra na rua, quando sai de casa. Com a arrecadação online, será possível ampliar o número de pessoas beneficiadas. Caso o teto de R$ 5 mil seja alcançado, a previsão de Clodoaldo é conseguir produzir cerca de quatro mil máscaras.
Além da produção de máscaras, o professor também procura manter seus estudantes informados sobre a pandemia de Covid-19 por meio das redes sociais, com lives quase diárias que abordam o assunto: "O programa foi criado para atingir algumas pessoas que não têm acesso às informações da forma como eu acho que deveriam chegar a elas. Foi a princípio pensado para os alunos, para que dessa forma chegasse aos pais e familiares".