Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Agri & Pec recebe mais de 500 participantes

Evento segue até amanhã, 25

Publicada em 24/10/2019 Atualizada há 2 meses, 3 semanas

Com uma programação de palestras, oficinas e visitas técnicas, o primeiro dia de Agri & Pec Cariri recebeu mais de 500 participantes de toda a região. Promovido pela parceria entre IFCE, Sebrae e Sistema Faec/Senar/Sindicato Rural, o evento tem como objetivo ofertar capacitação tecnológica para produtores rurais, estudantes e profissionais das áreas de agricultura e pecuária.

O Agri&Pec aborda nove segmentos: apicultura, avicultura, bovinocultura, ovinocaprinocultura, cotonicultura, agroindústria, mandiocultura, fruticultura e horticultura, além de uma programação de oficinas e eventos paralelos. Oficinas de práticas de manejo de caprinocultura leiteira, processamento de cera de abelha, corte e processamento de carnes e hidroponia fazem parte da programação.

"Os segmentos foram escolhidos de acordo com o potencial de trabalho da região. O evento é focado no produtor e na transferência de tecnologia e de conhecimento para melhorar a produtividade de cada segmento", explica o professor Messias Alves, que está à frente do evento no campus. Segundo ele, o Agri & Pec fortalecerá a aproximação entre o IFCE e as instituições da área, além de contribuir na formação dos estudantes, que participarão do evento ministrando oficinas e palestras.

A cotonicultura é um dos segmentos mais procurados, principalmente devido ao aumento da produção de algodão no estado. "A gente fica com muitas esperanças, pelas pessoas interessadas em avançar, em mudar e efetivamente se transformar em grandes produtores dessa cultura. Isso é perceptível pelos questionamentos e pelo entusiasmo. É exatamente esse o grande objetivo desse evento: levar conhecimento e inquietações para que a gente mude para melhor", afirma o presidente do Sistema Faec/Senar/Sindicato Rural, Flávio Saboya.

O evento também recebe caravanas de produtores de municípios vizinhos. O apicultor Francisco Erivaldo veio de Mauriti em um grupo de 18 pessoas para participar do segmento de apicultura: "É um evento muito bom que só veio para trazer melhorias, aperfeiçoar e qualificar os produtores".