Joaquim Rufino é reeleito diretor do campus Crato
Wally Menezes é o novo reitor do IFCE
Publicada em 13/11/2020 ― Atualizada há 2 meses, 2 semanas
Em eleição realizada nesta sexta-feira (13), a comunidade acadêmica escolheu os novos gestores do Instituto Federal do Ceará (IFCE). O professor Wally Menezes foi eleito para a Reitoria. Já o professor Joaquim Rufino Neto será reconduzido ao cargo de diretor-geral do campus de Crato. Os gestores terão quatro anos de mandato, a partir de fevereiro de 2021.
Confira aqui o mapa de apuração
Wally Menezes obteve 43% do total de votos, considerando o peso paritário entre docentes, técnicos administrativos (TAEs) e alunos, sendo 3.026 votos de estudantes, 1.218 de professores e 940 de TAEs. Em segundo lugar na votação, ficou o professor Júlio César da Costa Silva, com 16,1% dos votos; seguido de João Medeiros Tavares Júnior (com 3,7 %); e Geraldo Fernando Gonçalves de Freitas (0,8%).
No campus de Crato, Joaquim Rufino Neto obteve 34,93% dos votos, sendo 53 votos de estudantes, 25 de docentes e 72 de técnicos. Votaram 110 de um total de 113 técnico-administrativos; 65 de 68 docentes e 297 de 1224 estudantes. Em segundo lugar, ficou o professor Francisco Messias Alves Filho, com 28,66%; em terceiro, a técnica-administrativa Francisete Pereira Fernandes, com 8%.
Votação
A votação envolveu a comunidade acadêmica dos 33 campi, da reitoria e do Polo de Inovação do IFCE. Pela primeira vez, o pleito foi realizado totalmente online, por meio da ferramenta virtual Helios Voting. A Instituição adotou a solução, que já havia sido testada e implementada em eleições da rede federal pelo Brasil, para atender às recomendações de distanciamento social decorrentes da pandemia de Covid-19, garantindo que todos pudessem exercer a participação democrática com segurança. Terminais físicos de votação foram disponibilizados para eleitores sem acesso à internet em seus respectivos municípios.
Cronograma
O resultado preliminar será publicado pela Comissão Eleitoral Central nesta segunda-feira, 16, cabendo recursos a ele até o dia seguinte, 17. O julgamento dos eventuais recursos pela comissão e a publicação do resultado final da eleição serão feitos na quarta-feira, 18, mesma data em que deve ser encaminhada a ata final do processo eleitoral ao Conselho Superior do IFCE para apreciação e homologação. A posse deve ocorrer em fevereiro de 2021, a depender da data de nomeação do vencedor pelo Ministério da Educação (MEC).
Como é o cálculo?
O processo de consulta considera o peso da participação de cada segmento representado, em relação ao total do universo consultado, de acordo com o disposto no caput dos Art. 12 e 13 da Lei n.º 11.892/2008, cumulado com o caput do Art. 10 do Decreto n.º 6.986/2009.
Para cálculo do percentual obtido pelo candidato(a), em cada cargo e segmento, é considerada a razão entre a votação obtida pelo candidato(a) no segmento e o quantitativo total de eleitores do segmento aptos a votar.
O percentual de votação final de cada candidato(a), em cada cargo, será obtido pelo somatório da média ponderada dos percentuais alcançados em cada segmento, conforme fórmula a seguir:
TVC = [(1/3 x (VDo/NDo)) + (1/3 x (VTa/NTa)) + (1/3 x (VDi/NDi))] x 100
Onde:
● TVC: Taxa percentual do total de votos do(a) candidato(a);
● VDo: Número de votos recebidos pelo(a) candidato(a) no segmento de Docentes;
● NDo: Número de eleitores aptos a votar no segmento de Docentes;
● VTa: Número de votos recebidos pelo(a) candidato(a) no segmento de Técnicos-Administrativos em Educação;
● NTa: Número de eleitores aptos a votar no segmento de Técnicos-Administrativos em Educação;
● VDi: Número de votos recebidos pelo candidato(a) no segmento de Discentes;
● NDi: Número de eleitores aptos a votar no segmento de Discentes.