Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

IFCE Crato monta grupo de trabalho para realizar cadastro gratuito de imóveis rurais

O grupo faz parte de um projeto de extensão cujo objetivo é atender pequenos produtores rurais

Publicada em 29/03/2016 Atualizada há 2 meses, 2 semanas

A partir de segunda-feira (28), o campus Crato do Instituto Federal do Ceará passa a realizar o cadastro gratuito de posseiros e proprietários rurais no Cadastro Ambiental Rural (CAR), um registro eletrônico obrigatório criado pelo governo federal.

O objetivo do CAR é montar uma base de dados integrada com as informações ambientais sobre a área rural de todo o Brasil, para controlar, monitorar e combater desmatamentos. O registro também deve ajudar na regularização ambiental dos imóveis rurais, além de subsidiar seu planejamento econômico. É preciso informar, por exemplo, se há nascentes, riachos ou morros na propriedade.

O coordenador do projeto no campus é o professor Luis Clodoaldo Alves Lopes, que ministra a disciplina de topografia. Ele explica que os produtores rurais serão beneficiados com o cadastro. Quem se registrar no CAR terá a oportunidade de regularizar as áreas de preservação da propriedade sem nenhuma sanção. A obtenção de crédito agrícola e de linhas de financiamento também é facilitada para quem tem o cadastro, e as multas aplicadas até 2008 a agricultores que cometeram crimes ambientais, como o desmatamento em áreas proibidas, serão suspensas.

Para Lopes, a iniciativa faz parte do papel social do instituto. "Qualquer cadastro que a gente fizer aqui, gratuitamente, é um serviço que o Instituto está prestando àqueles que estão ao nosso redor, que são os pais, os familiares dos nossos alunos, os servidores dessa instituição e a comunidade em geral". O foco, ele explica, são os pequenos posseiros e proprietários rurais.

Estudantes dos cursos técnicos de Agropecuária e do curso superior de Zootecnia foram selecionados para fazer parte do grupo de trabalho. Eles passaram por um treinamento prático intensivo para aprender a realizar o cadastramento. O grupo deve funcionar até maio, prazo final para o cadastro dos imóveis. Esse prazo, no entanto, pode ser prorrogado até 2018.

O projeto de extensão é chamado de Projeto 'pulando a cerca' para fazer o CAR de pequenos posseiros e proprietários de imóvel rural. "O nome é grande, mas é isso mesmo", brinca o professor Luis Clodoaldo. Ele explica que o objetivo é que o IFCE saia dos próprios limites e atenda às necessidades dos pequenos produtores rurais da região.