Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Evento reúne zootecnistas para celebrar a profissão

Relatos de experiência e oficinas na área marcaram a data

Publicada em 12/05/2023 Atualizada há 2 meses, 2 semanas

Um evento realizado nesta sexta-feira (12) no campus de Crato do IFCE marcou as celebrações do Dia do Zootecnista, comemorado em 13 de maio. O campus recebeu profissionais da área, antigos e atuais estudantes para uma programação especial.

Pela manhã, egressos e egressas relataram suas experiências com a Zootecnia em diferentes campos de atuação. Eles abordaram a iniciativa privada, a docência, o serviço público, a pós-graduação e o empreendedorismo e falaram sobre suas trajetórias. A zootecnista Flaviana Gomes, por exemplo, conversou com os estudantes sobre seu percurso em empresas: "É uma alegria retornar ao IFCE como palestrante e falar sobre minha trajetória. Fico muito feliz em poder participar do evento mais uma vez, retornando à casa para contar como está sendo minha experiência até hoje".

Já durante a tarde, os estudantes participaram de oficinas sobre ovinocaprinocultura, produção de silagens e identificação de animais e escrituração zootécnica.

Futuro da profissão

Coordenador da graduação em Zootecnia e um dos organizadores do evento, o professor Ricardo falou sobre as perspectivas para o futuro da área no Brasil e sobre a importância da Zootecnia na economia do país: "Eu costumo falar que o futuro da Zootecnia é promissor. Tendo em vista que o agronegócio representa um dos principais setores da economia brasileira, em torno de 20% do PIB, ele funciona como uma mola propulsora para criação de postos de trabalho no país".

Segundo ele, muitos dos resultados da produção brasileira de alimentos de origem animal, tanto para exportação quanto para consumo interno, se devem ao trabalho que os zootecnistas desenvolvem em granjas e fazendas. "Estima-se que Brasil será o grande responsável pela garantia alimentar da população mundial, que não para de aumentar. O que podemos esperar é que cada vez mais postos de trabalho serão criados, com mais zootecnistas atuando nos mais variados segmentos de produção", defende Ricardo.

A estudante Welyda Dias compartilha da mesma visão: "É uma área que vem crescendo nos últimos anos, em que se pode exercer a profissão em diversos segmentos, tendo várias possibilidades de carreira. É uma profissão muito importante, como outras das Ciências Agrárias, para um país como o nosso, onde o agronegócio é uma base da economia".