Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Estudantes participam do Hackathon, em Fortaleza

Maratona de programação buscava soluções para o sistema elétrico

Publicada em 23/11/2018 Atualizada há 2 meses, 2 semanas

Dezessete estudantes do campus de Crato do IFCE participaram, no último fim de semana, do Hackathon, uma maratona tecnológica de programação realizada durante o XXIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (SENDI 2018), em Fortaleza. A maratona durou 36 horas, começando no domingo (18) e terminando na segunda-feira (19). A caravana do IFCE foi coordenada pelo professor Yuri Lacerda.

No total, mais de cem participantes buscavam desenvolver soluções inovadoras para o sistema elétrico. Eram dois desafios: o compartilhamento de redes, buscando soluções para o uso de postes por diferentes operadoras, e o cadastro de dados, buscando soluções para conhecer melhor os clientes de operadoras de energia.

A solução proposta pela equipe Kariris, formada por Rennan Teles, Matheus Lacerda, Monick Nogueira, Lucas Fontes e Cláesia Costa, alunos do curso de Sistemas de Informação, chamava-se e-control, um sistema para identificar e mapear postes, indicando sua geolocalização e as características do seu cabeamento. Rennan explica que a equipe propôs um projeto que utiliza tecnologias qr-code, mobile e web, para reunir as informações sobre os postes e facilitar o acesso a elas para a gestão do sistema.

"Foi uma experiência muito agregadora para a nossa formação profissional, porque nós tínhamos 36 horas para construir uma ideia baseada numa problemática. E, além de construir a ideia, tínhamos que fazer o pitch. Você tinha 5 minutos para apresentar sua ideia para uma banca de especialistas. Apesar de ser muito cansativo, você percebe que é possível fazer", conta Rennan.