Estudantes participam de programa de aceleração de startups
Eles foram selecionados para o Startup Juá, iniciativa da prefeitura de Juazeiro do Norte
Publicada em 15/04/2019 ― Atualizada há 2 meses, 2 semanas
Estudantes do ensino técnico e da graduação do campus de Crato do Instituto Federal do Ceará foram selecionados para o StartUp Juá, programa de pré-aceleração de negócios inovadores da prefeitura de Juazeiro do Norte. No total, o programa selecionou 120 ideias de onze municípios. Onze estudantes do IFCE Crato estão entre os aprovados.
Um dos projetos selecionados é o da equipe de Claésia Costa, estudante da graduação em Sistemas de Informação. Ela e os colegas, também alunos do curso, buscam desenvolver um projeto que usa inteligência artificial para tratamento de dados, com o objetivo de orientar a tomada de decisão por parte de empresas.
Essa não é a primeira incursão de Claésia no empreendedorismo. Com os colegas, ela participa também do time Enactus do campus, que promove o empoderamento de comunidades por meio de ações de empreendedorismo social. Para ela, esse é o caminho para colocar em prática as soluções pensadas pelos estudantes: "Às vezes a gente tem uma ideia, mas, dentro do mercado de trabalho, não vê abertura para colocar essa ideia para frente. Nossa maior visão para o programa é amadurecer mentalmente essa ideia".
Já Miqueias Levi Meneses é aluno do curso técnico integrado em Informática para Internet e também teve seu projeto aprovado no programa. Ele quer desenvolver um trabalho de consultoria em segurança da informação para empresas. A ideia é que, ao final do trabalho, as empresas recebem um certificado de qualidade: "Eu escolhi o caminho do empreendedorismo porque é o modo mais fácil de colocar o projeto em prática, o que pode ajudar tanto na parte de pesquisa sobre segurança da informação quanto no desenvolvimento da área na nossa região, que ainda carece de profissionais. Minha expectativa é que o projeto tome um rumo melhor e também faça a diferença na área tecnológica aqui da região", conta ele.
O programa é dividido em cinco fases: maratona empreendedora, propulsão da inovação e modelagem do negócio, prototipação e início da validação do modelo de negócio, pré-aceleração e validação do MPV e graduação. As atividades do StartUp Juá, uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro do Norte, terão início no dia 13 de maio.