Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Estudantes do campus vencem Hackday

Competição buscava soluções para tornar as cidades mais eficientes

Publicada em 29/05/2018 Atualizada há 2 meses, 2 semanas

Dois estudantes do curso de Sistemas de Informação do campus de Crato do IFCE fizeram parte da equipe vencedora da primeira edição do Hackday de Juazeiro do Norte, realizada no último sábado. Rodrigo Ferreira, João Alves e outros três participantes apresentaram o protótipo do aplicativo "Meu Padin", ideia inovadora que recebeu uma premiação de R$5 mil. No total, 17 alunos e quatro professores do campus participaram da competição, a maior representação no evento.

O desafio proposto aos participantes relacionava tecnologia e inovação à busca pelo desenvolvimento sustentável: eles precisavam pensar em soluções para tornar as cidades inclusivas e sustentáveis. A equipe de Rodrigo e João desenvolveu uma plataforma e um bot para o google assistant capazes de estimular a participação popular na gestão das cidades. Por meio de uma plataforma, a população poderia monitorar as propostas feitas pelos prefeitos durante a campanha e as obras em andamento na cidade.

"O sistema também tem uma parte de votação para que a população possa selecionar o que é prioridade para ele no governo. O bot [robô virtual programado para realizar tarefas diversas] funciona através de comando por voz, e ao chamar a aplicação você pode denunciar algo que está parado ou mesmo elogiar. E tudo isso já teria sincronia com a ouvidoria da prefeitura, registrando uma ocorrência e depois enviando uma resposta por e-mail da solicitação feita", explica Rodrigo.

Para o professor Yuri Lacerda, que também participou do evento, iniciativas como o Hackday são capazes de mostrar a competência da região e ajudar a evitar o êxodo de talentos da área tecnológica: "O Hackday reflete o potencial que temos para o desenvolvimento de ferramentas modernas utilizando a capacidade intelectual e criativa da região. Um ambiente atrativo na região para o desenvolvimento de startups permitiria manter essas pessoas por aqui".

Além de Rodrigo Ferreira e João Alves, alunos do primeiro semestre da graduação, também fizeram parte da equipe vencedora Higor Diego, Bruno Delmondes e Wesley Santana. O Hackday é realizado pela Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee) e coordenado, no Ceará, pela Enel. O evento é preparatório para o Hackathon, que ocorrerá em novembro durante o Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica, em Fortaleza.

Gestão de cidades
O evento contou com a presença do secretário de desenvolvimento econômico e inovação de Juazeiro do Norte, Michel Araújo. Para o gestor, a participação popular, objeto do projeto vencedor do Hackday, é fundamental para planejar a cidade: "Cidades inteligentes precisam do envolvimento do cidadão. A tecnologia é meio, não é fim. A gente insere a tecnologia nesse conceito para que a população co-participe na gestão".