Estudantes de Agropecuária celebram formatura no campus de Crato
Agroecologia é o lema da turma
Publicada em 26/09/2016 ― Atualizada há 2 meses, 2 semanas

A noite de quinta-feira (22) foi de celebração para a turma 2015.1 do curso técnico subsequente em Agropecuária do IFCE campus Crato. A turma "Põe a semente na terra não será em vão" comemorou a conclusão do curso em uma solenidade no auditório do campus. O lema da turma é a agroecologia, temática que os acompanhou durante os três semestres de curso.
Os 26 formandos tiveram como padrinho o professor Gauberto Barros e escolheram homenagear o professor Luis Clodoaldo Alves. Eles destacaram a conquista da turma, desejaram sucesso na nova jornada e listaram conselhos para os, agora, profissionais de agropecuária: "Mude a realidade da sua família, da sua comunidade, porque é assim que vamos mudar a realidade do nosso país", disse o professor Clodoaldo.
Aos quarenta anos, Damiana Vicente é uma das concludentes. Para ela, que tem uma pequena propriedade rural com a família, nunca é tarde para aprender: "Eu queria ampliar meus conhecimentos, aprender mais a teoria e desenvolvê-la na prática, no campo, na minha residência". Damiana pretende repassar o conhecimento que adquiriu no Instituto e desenvolver projetos na própria residência, com criação de pequenos animais e sempre com o foco na agroecologia.
O diretor-administrativo do campus, professor Joaquim Rufino Neto, lembra que o Instituto, que hoje acolhe também cursos na área de Informática, tem sua história sempre ligada à agropecuária, já que nasceu como Escola Agrotécnica. O objetivo do campus, segundo o professor, é contribuir com o desenvolvimento regional. "A gente se sente muito mais realizado quando vê que o aluno tem uma ascensão profissional, que se insere no mercado de trabalho e que de fato exerce o papel social para o qual ele foi preparado."