Estudantes criam sistema de busca por assistência técnica
Equipe foi selecionada para o programa Corredores Digitais
Publicada em 15/08/2018 ― Atualizada há 2 meses, 2 semanas

Buscar assistência técnica para equipamentos eletrônicos pode ser uma tarefa árdua, principalmente para quem é leigo no assunto. Falta de tempo para procurar um lugar próximo e até pouco conhecimento da área atrapalham quem precisa desse tipo de serviço. Foi pensando nisso que cinco alunos do curso de Sistemas de Informação do campus de Crato do IFCE criaram a startup ÉBusca.
Um dos integrantes da equipe, Rodrigo Ferreira explica que o objetivo é facilitar o processo de escolha de quem procura o serviço: "Nossa startup tem o objetivo de auxiliar pessoas leigas a encontrar suporte técnico de computadores, notebook, smartphones e tablets próximo a elas, que tenha serviço de qualidade e acessível. Teremos um sistema de avaliação e um algoritmo de ajuda para otimizar a busca pelo suporte, utilizando geolocalização também para encontrar suporte próximo".
O projeto ainda está em fase inicial de desenvolvimento, mas a ideia é cadastrar técnicos e empresas da área para que as pessoas interessadas procurem pelo serviço no site ou no aplicativo. Além de Rodrigo, a equipe do ÉBusca é formada por João Alves, Juan Carlos, Saulo Joab e Daislan Vieira.
Corredores Digitais
A equipe foi selecionada para participar do programa Corredores Digitais, que é realizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) e tem como objetivo apoiar a inovação tecnológica e a cultura empreendedora no estado. O programa está na primeira fase, em que eles realizam testes e pesquisas de mercado. Ao final da capacitação, os participantes devem apresentar um protótipo da startup.
"Esperamos aumentar nossa capacidade como empreendedores, fazer nosso projeto crescer, ir ao mercado de trabalho com uma startup estruturada e validar nossas ideias, além da troca de conhecimentos, networking e os treinamentos e as mentorias que vamos ter e da oportunidade de conseguir algum investidor. Vai ser uma experiência única e incrível para nós que estamos iniciando", conta Rodrigo.