Estudantes aproveitam Expocrato para pesquisar
Cavalos que participaram da exposição foram avaliados
Publicada em 26/07/2018 ― Atualizada há 2 meses, 2 semanas
Os integrantes do Zooequinos, grupo de estudos sobre cavalos do campus de Crato do IFCE, aproveitaram a edição 2018 da Expocrato para pesquisar. Mesmo de férias das aulas, os alunos coletaram dados para avaliar as características dos equídeos que participaram do evento e o ambiente proporcionado a eles.
Segundo o professor Kael Rocha, coordenador do grupo, os dados coletados farão um diagnóstico da presença desse tipo de animal no evento: "A gente pode fazer uma radiografia completa dos cavalos e dos expositores, de como está a questão dos cavalos na região do Cariri e em outros lugares".
Em grupos, os estudantes se dividiram para trabalhar em três pontos diferentes. O primeiro foi o levantamento da quantidade, das raças, dos expositores e das cidades de origem dos animais. O segundo grupo avaliou a ambiência e o bem-estar dos cavalos – se o ambiente era limpo e adequado, por exemplo. Já o terceiro grupo buscou as estereotipias, os vícios e as formas de manifestação do estresse no comportamento dos animais.
Agora, o trabalho está na fase de compilação e análise de dados. "Nós vamos entregar essas pesquisas ao grupo gestor do evento, para que possamos contribuir com o bem-estar e ambiência desses cavalos durante a Expocrato, principalmente para diminuir o estresse dos animais", explica o professor.