Estudante é premiada em evento de empreendedorismo
Equipe de Juliana Rodrigues criou startup para facilitar compras
Publicada em 24/05/2019 ― Atualizada há 2 meses, 2 semanas

Aluna de Sistemas de Informação do campus de Crato do Instituto Federal do Ceará, Juliana Rodrigues foi uma das premiadas pela Startup Weekend Cajazeiras, evento de empreendedorismo prático que faz parte de uma rede global. Realizada no último fim de semana, a edição paraibana da iniciativa recebeu 82 participantes divididos em 11 equipes.
Juliana e sua equipe desenvolveram um protótipo de startup para facilitar compras em supermercados, a Avexaí. Em 48 horas de imersão no evento, eles realizaram pesquisa de campo, modelaram a ideia e formataram a apresentação. "Depois da pesquisa de campo, a gente percebeu que o cliente não buscava só preço, mas também qualidade de atendimento, localização. Baseado nisso, reformulamos a ideia para um aplicativo que oferecesse também comodidade e praticidade", explica Juliana.
Segundo ela, a ideia é que o cliente possa informar a lista de produtos que deseja comprar, indicando os mais usados, para ser informado da variação de preços. Também seria possível compartilhar a lista para que outro usuário fizesse as compras. "Baseado no que o cliente buscar, preço, localização e qualidade, o aplicativo já indicaria os três supermercados mais relevantes".
Única representante do campus de Crato do IFCE na competição, ela conta que conheceu os outros integrantes da equipe no dia do evento e teve que usar a criatividade para vencer a pressão. "Foi muito bacana, porque deu para colocar em prática o que os professores trabalham muito com a gente, que é o trabalho em equipe. Além de vários conceitos que eles já tinham falado e incentivado, como empreendedorismo e inovação. Todos esses conceitos que eu vejo em sala de aula foram colocados em prática lá".
Vencedores da competição, Juliana e os colegas foram premiados com a incubação do projeto no parque tecnológico de Campina Grande (PB). A meta é tirar a ideia do papel e disponibilizar o Avexaí na cidade de Cajazeiras, onde fizeram toda a pesquisa para o projeto. Depois, o objetivo da estudante é adaptar a ideia para o Cariri.