Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Equipes do campus são premiadas em competição

Evento fez parte da Semana de Ciência e Tecnologia do IFCE Juazeiro do Norte

Publicada em 26/10/2017 Atualizada há 2 meses, 2 semanas

Três equipes formadas por estudantes do ensino médio e da graduação do campus de Crato do IFCE foram premiadas ontem (25/10), na I Competição de Robótica do Curso de Automação Industrial, no campus de Juazeiro do Norte. O evento fez parte da Semana de Ciência e Tecnologia organizada pela instituição.

As equipes Vênera, Terseu e Daidalous dominaram a modalidade labirinto e ficaram, respectivamente, com 1º, 2º e 3º lugares. Na prova, um robô autônomo precisa percorrer o percurso do labirinto o mais rápido possível, sem colidir com as paredes.

Formada pelos estudantes de graduação Gabriel Alcântara, Paulo Anaximandro Tavares e Juliano Alves, a equipe Terseu é a mais experiente. Eles já participaram de outras competições de robótica pelo Nordeste. Para Paulo, a robótica é uma maneira de aplicar o aprendizado adquirido no curso de Sistemas de Informação. Segundo ele, os resultados não ficam apenas na tela do computador: "Vejo a robótica como uma área cheia de possibilidades, inclusive na minha vida pessoal, tenho vários projetos que quero implementar na minha própria casa. Profissionalmente, também é um campo promissor, e que dialoga com outra área em que tenho interesse, a de inteligência artificial.

GEROL

Os alunos fazem parte do Grupo de Estudos em Robótica e Olimpíadas Livres (GEROL), que é coordenado pelo professor Camilo Silva. Na última segunda-feira (23/10), o grupo organizou a primeira competição de robótica do campus, a Cariribot, que contou com a presença de estudantes de instituições públicas e privadas da região.

Os meninos da equipe Terseu ficaram responsáveis pela organização. Já as equipes Vênera e Daidalous, além da equipe Minos, foram premiadas nas modalidades robô ratoeira, vôlei, labirinto e seguidor de linha. Saiba mais sobre a primeira edição da Cariribot.