Equipe do Ecomapss mapeia flora do Parque do Cocó
App deve estar disponível no parque em setembro
Publicada em 19/06/2018 ― Atualizada há 2 meses, 2 semanas

A equipe do Ecomapss, aplicativo de mapeamento ambiental criado por professores e estudantes do campus de Crato do IFCE, realiza essa semana o levantamento florístico do Parque do Cocó, unidade de conservação em Fortaleza. A ação faz parte de uma parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Participam do levantamento os professores João Alberto Abreu, Gauberto Barros e Brisa Cabral.
Essa é a primeira etapa do trabalho para disponibilizar aos usuários as informações do parque. Depois, elas serão incluídas no aplicativo e as placas de identificação das espécies serão produzidas e instaladas. A previsão é de que os visitantes do Parque do Cocó possam ter acesso às informações em setembro. Em seguida, a equipe realizará o levantamento florístico do Parque Botânico, em Caucaia.
Por meio de uma parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, o Ecomapss será disponibilizado para visitantes de unidades de conservação em todo o estado. O app teve início no Parque Estadual Sítio Fundão, no Crato, e também está sendo adaptado para a Área de Relevante Interesse Ambiental das Águas Emendadas, em Tauá, em um trabalho realizado pelo campus do IFCE no município.
O aplicativo
O Ecomapss armazena informações sobre a flora e outros pontos de interesse das unidades de conservação, como fósseis e bens históricos. Cada um dos pontos mapeados recebe uma placa de identificação com um código QR. Basta o visitante baixar o aplicativo – que, depois do download na Play Store, funciona offline – e apontar o celular para o código para ter acesso a informações e curiosidades.
Além de informar os visitantes, o app pode ser utilizado em aulas de campo e servir como fonte de pesquisa. O objetivo, segundo os professores responsáveis pelo projeto, é despertar para a importância do aprendizado sobre a diversidade da flora nativa e apoiar projetos de educação ambiental, unindo meio ambiente e tecnologia. "A partir do uso desse aplicativo, podemos ter uma ampliação da sala de aula. A aula fica mais atrativa, interessante e proveitosa, além de ser um auxílio à aprendizagem", explica o professor João Alberto.