Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Egressos e professores são premiados em encontro de Computação

IFCE terá 6 dos 14 artigos publicados pelo ERCEMAPI

Publicada em 20/09/2021 Atualizada há 2 meses, 2 semanas

Dois trabalhos de egressos e professores da graduação em Sistemas de Informação do campus de Crato do IFCE foram premiados na edição 2021 da Escola Regional de Computação do Ceará, Maranhão, Piauí (ERCEMAPI), evento online realizado pela Sociedade Brasileira de Computação. Os artigos são frutos de Trabalhos de Conclusão de Curso.

O trabalho "Entendido: Um Aplicativo para a Comunidade LGBTQIA+", do estudante José Alexandro do N. Silva em parceria com os professores Robson Feitosa e Guilherme Esmeraldo, foi premiado com o primeiro lugar. Já o artigo "Formigas em Grafo: Um Jogo Educacional para Apoio ao Ensino e Aprendizagem dos Algoritmos de Busca em Largura e Busca em Profundidade", do estudante Adriel Santos e da professora Andressa Ferreira, tirou o terceiro lugar.

"Essas conquistas representam para mim o reconhecimento de que a educação de fato muda vidas, pois quando eu estava no ensino fundamental não tinha perspectiva nenhuma de concluir, hoje em dia sou graduado em Sistemas de Informação graças ao ensino público, gratuito e de qualidade", comemora Alex, que hoje é Vice Presidente da União Estadual dos Estudantes do Ceará Livre e Coordenador Nacional de um movimento de Juventude o Levante Popular da Juventude.

Catorze artigos apresentados no Encontro serão publicados. Desses, seis são do Instituto Federal do Ceará, sendo metade deles do campus de Crato. O professor Guilherme Esmeraldo destaca que os artigos do IFCE concorreram com de cursos de pós-graduação, em nível de mestrado, o que mostra a qualidade do trabalho desenvolvido pela instituição.

Segundo ele, o trabalho feito pelos professores em sala de aula, o interesse dos estudantes e a interação entre docentes e discentes explicam o bom resultado: "Há o trabalho do corpo docente, que busca motivar os alunos ao estudo de conteúdos avançados, trazer uma formação sólida com temas e linhas de pesquisa de vanguarda e a realização de práticas que se assemelham a cenários reais do mundo de trabalho. Segundo, e não menos importante, o feedback do próprio corpo discente. Mesmo em tempos pandêmicos, é possível constatar que os estudantes têm buscado manter disciplina e motivação para dar continuidade aos estudos, mantendo a qualidade acadêmica, tanto em disciplinas quanto na pesquisa científica".

Alissa Carvalho - campus Crato