Crato promove três eventos simultâneos
Semana da Tecnologia, Seminário de Iniciação Científica e Seminário sobre Patrimônio Imaterial ocorrem na semana de 16 a 20 de outubro
Publicada em 10/10/2018 ― Atualizada há 2 meses, 2 semanas
Três eventos simultâneos movimentarão a semana de 16 a 20 de outubro no campus de Crato do IFCE. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o Seminário de Iniciação Científica e o Seminário Cearense sobre Patrimônio Imaterial Arqueológico são abertos ao público externo e estão com inscrições abertas.
Para a Semana da Tecnologia, evento já tradicional no calendário do campus, estão programados 35 minicursos e dez palestras sobre temas relacionados às áreas de empreendedorismo, tecnologia da informação, agropecuária e zootecnia, automação residencial, criação de e-commerces, testes de softwares, manutenção de computadores, criação de equinos e de galinhas caipiras, nutrição de bovinos e jardinagem e paisagismo, entre outras opções. Toda a programação é gratuita e ocorre entre 16 e 19 de outubro. Os interessados podem fazer a inscrição pelo site.
Já o Seminário de Iniciação Científica está com submissões abertas até o dia 17 de outubro, neste endereço. A participação é obrigatória para os bolsistas de Iniciação Científica (PIBIC e PIBIC Jr), Produtividade em Pesquisa (PROAPP e PIBIC/PROAPP), Iniciação Tecnológica (PIBITI), voluntários em pesquisa e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Os pesquisadores devem submeter resumos entre 1.500 e 3.000 caracteres. As apresentações serão em formato de banner, no dia 18 de outubro, das 14h às 17h.
O I Seminário Cearense sobre Patrimônio Imaterial Arqueológico está com inscrições abertas até o dia 10 de outubro, pelo site. O evento é organizado pelo campus de Crato do IFCE e pela Associação de Moradores do Sítio Mororó e ocorre nos dias 19 e 20 de outubro.
Além de participar de palestras, mesas-redondas, rodas de conversa e oficinas, os participantes também poderão fazer trilhas ecológicas no local, visitar o sítio arqueológico em que foram encontrados artefatos indígenas e conhecer os mestres de cultura em seu ambiente. A programação também conta com grupos de trabalho, que recebem submissões de artigos, e um concurso de fotografia sobre a temática. Os participantes podem submeter seus trabalhos para grupos sobre novas abordagens para patrimônio imaterial, plantas medicinais, povos originários e seus saberes e o uso da tecnologia da informação na área, entre outros temas.