Crato forma novos profissionais
Nove estudantes participaram de solenidade de colação de grau
Publicada em 04/10/2018 ― Atualizada há 2 meses, 2 semanas

A tarde da última quarta-feira (3) representou o fim de um ciclo para nove estudantes das graduações em Sistemas de Informação e Zootecnia do campus de Crato do IFCE. Além de um momento de celebração, a solenidade de colação de grau marca oficialmente a chegada dos novos profissionais no mercado de trabalho.
Gratidão e saudades são as palavras-chave para os formandos, como conta Emanuell Medeiros, da turma de Zootecnia: "Os anos que eu passei aqui no Instituto foram de grande aprendizado, em que eu pude trocar experiências com colegas, professores, com toda a classe que a gente encontra na universidade. Eu saio muito feliz, com bastante conhecimento para aplicar na minha vida profissional. O sentimento que eu tenho agora é de gratidão".
O sentimento é compartilhado por André Bezerra, da turma de Sistemas de Informação, que pretende seguir carreira acadêmica: "Esses anos foram muito bons, só me deixam saudades. Mas já estou preparado para entrar direto no mestrado e espero voltar aqui como professor". Além de André, também participaram da solenidade os concludentes Clairton Rodrigues da Silva, Marcos Aurélio da Silva Amorim e Ricardo Helisson Bezerra Amorim, do curso de Sistemas de Informação.
Já a graduação em Zootecnia formou quatro novos profissionais, além de Emanuell: Ana Célia Cordeiro da Silva, Janiele Santos de Araújo, Rafael Botelho Rufino e Rôger Oliveira e Silva.
A solenidade contou ainda com um momento familiar. O agora zootecnista Rafael Botelho Rufino recebeu o diploma simbólico das mãos do pai, Joaquim Rufino Neto, que é diretor-geral do campus de Crato e foi o responsável por conceder a outorga de grau aos formandos. "Foi uma satisfação imensa não só estar colando grau, que é um fato muito importante na vida de qualquer um, mas também pelo fato de meu pai ser o diretor do campus e o nome da turma. Isso deu um gosto especial à colação", conta Rafael.
O fato emocionou o professor Rufino que, em 2010, participou do processo de criação dos cursos superiores do campus: "Eu tive a oportunidade de criar o curso de Zootecnia, junto com meus colegas. Hoje tenho a honra de outorgar o diploma de bacharel em Zootecnia ao meu filho".