Competição de robótica abre a Sematec
I Cariribot contou com a participação de cerca de 40 alunos
Publicada em 24/10/2017 ― Atualizada há 2 meses, 2 semanas

Primeira competição de robótica organizada pelo IFCE Crato, a Cariribot atraiu a atenção dos estudantes no primeiro dia da Semana Tecnológica do campus. Alunos de ensino fundamental, ensino médio e de graduação de colégios públicos e particulares participaram do torneio, que envolveu 13 equipes e mais de 40 estudantes. Confira aqui o resultado.
A Cariribot foi organizada pelo Grupo de Estudos em Robótica e Olimpíadas Livres, o Gerol, que é coordenado pelo professor Camilo Silva. Para o professor, a robótica é capaz de facilitar o aprendizado dos estudantes: "Ela pode fornecer ao aluno uma maneira dele praticar o que ele vê na teoria, em sala de aula. Também que ele consiga utilizar de forma lúdica os conteúdos que ele viu, para que ele se divirta e aprenda ao mesmo tempo".
O objetivo é fomentar uma cultura de ciência, tecnologia, engenharia e matemática nos alunos, além de estimular a criatividade e o protagonismo deles. João Tolovi, que cursa o segundo ano de Informática e participou da competição, sabe muito bem o que pode aprender com a robótica: "Com a robótica, dá para você fazer muitas coisas. Quanto mais você se integrar com essa tecnologia, melhor para o futuro e para você. Já aprendi a fazer casa automatizada, carro que segue linha, por exemplo. Eu pretendo desenvolver alguns projetos nessa área e talvez algum desses projetos faça parte do meu futuro".
A Cariribot foi dividida em quatro modalidades: robô seguidor de faixa, labirinto, vôlei e robô ratoeira. Cada prova exigia um tipo de controle para os robôs, que poderiam ser autônomos ou controlados por tecnologias sem fio. Confira o resultado final.
Semana Tecnológica
No campus, a Sematec segue até amanhã, com palestras e minicursos gratuitos nas áreas de informática e agropecuária. Além da Cariribot, estudantes do campus e o público externo puderam participar de cursos de apicultura, horta suspensa, criação de cavalos, inglês técnico para informática, design para dispositivos móveis e automação residencial, entre outros.